Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI credito SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Ovinocultura

CASE

Capacitação e novos negócios no campo em São Lourenço do Sul

atualizado em: 06/11/17
Thomas Hartmann

Thomas Hartmann

Prosperitas Consultoria e Professor na Faculdade Decision de Negócios

COMPARTILHE

Quando solidariedade e vontade de prosperar encontram a técnica, o resultado não tarda a aparecer. As chuvas haviam sido destrutivas em São Lourenço do Sul no ano de 2011. Prejudicados pelas enxurradas, produtores de caprinos e ovinos se articularam em torno da economia local e, com a ajuda de palestras e capacitações do programa Superar São Lourenço, do SEBRAE, conseguiram reerguer a comunidade. A ação culminou, no mesmo ano, com a fundação da Associação dos Produtores de Caprinos e Ovinos de São Lourenço do Sul (APOCSUL).

Em 2012 a associação ingressou nos programas SEBRAE TEC e no Juntos para Competir. Os produtores participaram de programas visando à melhoria no manejo e o acabamento do cordeiro, como uma missão de aprendizado no Uruguai. Cursos e consultorias para gestão da propriedade rural, manejo sanitário de ovinos, formação de pastagens e inverno e de verão também foram realizados.

Ricardo Serpa era um destes produtores. Ele vem sendo uma liderança positiva na região, tendo desempenhado funções como a presidência da APOCSUL, da ACI, e a organização da feira da cidade. “Tenho uma gratidão muito grande pelo SEBRAE, por tudo o que me auxiliou. A situação aqui foi muito feia. Conversava com minha esposa sobre o que venderíamos, a casa ou o campo. Não tínhamos perspectivas, hoje temos”, comemora.

Ricardo possui a empresa Terminação de Cordeiros do Sul, com capacidade de armazenar 1,2 mil cordeiros. O plano de negócios foi elaborado junto ao SEBRAE, e em março de 2016 foi feita a primeira comercialização. O produtor adquire cordeiros de parceiros do projeto, realiza a terminação durante cerca de 45 dias, e revende a uma empresa local. A nova empresa gera uma renda 3,5 vezes maior que Ricardo vinha ganhando. Quando atingir o volume pleno de produção, até 2018, ele espera novamente triplicar as vendas. Para se preparar para o futuro, no entanto, o foco será aumentar os controles financeiros e os indicadores de gestão. “Quero ter certeza total das ações”, avalia

Veja vídeo do Produtor Ricardo Serpa na Expointer em 2017:

https://www.facebook.com/SebraeRSOficial/videos/1646898695344757/

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Setembro de 2024

Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis

SAIBA MAIS

 

18 de Setembro de 2024

Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: