Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI Credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Ovinocultura

CASE

Capacitação e novos negócios no campo em São Lourenço do Sul

06/11/17
Thomas Hartmann

Thomas Hartmann

Consultor de Marketing e Professor na Faculdade Decision de Negócios

COMPARTILHE

Quando solidariedade e vontade de prosperar encontram a técnica, o resultado não tarda a aparecer. As chuvas haviam sido destrutivas em São Lourenço do Sul no ano de 2011. Prejudicados pelas enxurradas, produtores de caprinos e ovinos se articularam em torno da economia local e, com a ajuda de palestras e capacitações do programa Superar São Lourenço, do SEBRAE, conseguiram reerguer a comunidade. A ação culminou, no mesmo ano, com a fundação da Associação dos Produtores de Caprinos e Ovinos de São Lourenço do Sul (APOCSUL).

Em 2012 a associação ingressou nos programas SEBRAE TEC e no Juntos para Competir. Os produtores participaram de programas visando à melhoria no manejo e o acabamento do cordeiro, como uma missão de aprendizado no Uruguai. Cursos e consultorias para gestão da propriedade rural, manejo sanitário de ovinos, formação de pastagens e inverno e de verão também foram realizados.

Ricardo Serpa era um destes produtores. Ele vem sendo uma liderança positiva na região, tendo desempenhado funções como a presidência da APOCSUL, da ACI, e a organização da feira da cidade. “Tenho uma gratidão muito grande pelo SEBRAE, por tudo o que me auxiliou. A situação aqui foi muito feia. Conversava com minha esposa sobre o que venderíamos, a casa ou o campo. Não tínhamos perspectivas, hoje temos”, comemora.

Ricardo possui a empresa Terminação de Cordeiros do Sul, com capacidade de armazenar 1,2 mil cordeiros. O plano de negócios foi elaborado junto ao SEBRAE, e em março de 2016 foi feita a primeira comercialização. O produtor adquire cordeiros de parceiros do projeto, realiza a terminação durante cerca de 45 dias, e revende a uma empresa local. A nova empresa gera uma renda 3,5 vezes maior que Ricardo vinha ganhando. Quando atingir o volume pleno de produção, até 2018, ele espera novamente triplicar as vendas. Para se preparar para o futuro, no entanto, o foco será aumentar os controles financeiros e os indicadores de gestão. “Quero ter certeza total das ações”, avalia

Veja vídeo do Produtor Ricardo Serpa na Expointer em 2017:

Produtor de Ovinos destaca trabalho do Juntos para Competir

É para produtores como o Sr. Ricardo Serpa que a Farsul – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, o SENAR – RS e o SEBRAE/RS, unidos através do programa Juntos para Competir, trabalham todos os dias!

Publicado por Sebrae RS em Sábado, 2 de setembro de 2017

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Ovinocultura

Opções de mercado

Tipo carne ou tipo lã?

Ovinocultura

Troca de experiências

Troca de experiências para desenvolver o negócio

Ovinocultura

A união que faz a força

Esforços conjuntos para o futuro do setor

Notícias

22 de Junho de 2018

Arte no espaço Ágape, em Pelotas

SAIBA MAIS

 

22 de Junho de 2018

Mercopar já está com 70% dos espaços reservados

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/06/2018 18:01

Inscrições abertas para o Startup RS Digital

Sebrae RS Podcast 19/06/2018 16:08

Lajeado terá evento sobre gerenciamento de atestados em empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: