Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Ovinocultura

Mercado

Ganho de escala desafia o grande potencial da atividade

12/07/18
Roberto Grecellé

Roberto Grecellé

Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
O mercado gaúcho de ovinocultura está muito favorável, tendo em vista que foi uma das poucas atividades agropecuárias que não se desvalorizaram com a crise no País

O grande desafio da ovinocultura é o aumento de escala. Atualmente, o Brasil possui um rebanho de 18 milhões de ovinos, e boa parte destes animais está em propriedades que não acessam o mercado formal por falta de escala da propriedade, abatedouros de ovinos, qualidade e ausência de padronização, segundo analisa Daniel Barros de Barros, médico veterinário da Guarda Nova Consultoria Agropecuária e consultor do Sebrae RS. O mercado permanece muito amplo, sem dúvidas, tendo em vista que o Brasil importa a maior parte da carne consumida.

Segundo o especialista, para explorar o potencial produtivo brasileiro é necessário aumentar a escala de ovinos dentro das propriedades e incrementar a produtividade individual. Hoje o número de cordeiros produzido por matriz ao ano não chega a 0,6, enquanto em países onde a ovinocultura está mais avançada este número chega a 1,5 cordeiro por matriz. Assim, a ovinocultura não cresce de forma mais consistente por falta de conhecimento técnico, pesquisas na área, mão de obra qualificada e cadeia produtiva organizada.

Para os empreendedores, a melhor maneira de investir no mercado da ovinocultura é tendo como primeiro passo contratar um técnico especializado na área para a elaboração de um plano de negócios. Barros ressalta que é essencial procurar os potenciais compradores e saber qual tipo de produto estes procuram em relação a itens como idade, peso, gordura e raça, entre outros.

Também é preciso avaliar cuidadosamente o comportamento dos preços durante o ano em relação a safra, entressafra e volume mínimo de animais que viabilizem a compra por parte do frigorífico. A ovinocultura, em geral, não é a atividade principal de uma propriedade, mas quando se avalia a atividade pela área ocupada ou pelo capital investido, os resultados econômicos são favoráveis.

Ganho de escala desafia o grande potencial da atividade

Mercado gaúcho

Mesmo com os desafios da escala e do aumento de produtividade individual, há avanços. Entidades como Farsul, Senar e Sebrae, através do Programa Juntos para Competir, juntamente com Emater e Embrapa, têm trabalhado forte no Rio Grande do Sul para desenvolver a cadeia em alguns de seus elos.

Se ainda falta uma universalização da atividade em termos gerais no Brasil, o mercado gaúcho demonstra força, com quadro favorável, tendo em vista que foi uma das poucas atividades agropecuárias que não se desvalorizaram com a crise no País. De fato, hoje o preço do cordeiro está aproximadamente 40% acima do preço do boi gordo.

E aqui vem o contrassenso: justamente por ser uma área bem estruturada, o preço do produto no Rio Grande do Sul é um dos piores entre os Estados brasileiros. Isso pode ser explicado pela maior oferta, pois o Estado possui cerca de 20% do rebanho nacional e faz fronteira com o Uruguai, maior fornecedor de carne de cordeiro para o Brasil.

 

Veja também: 

Vídeo sobre o Mercado de Ovinos – Clique aqui

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Ovinocultura

Mercado

A lã voltou?

Ovinocultura

Opções de mercado

Tipo carne ou tipo lã?

Notícias

14 de Dezembro de 2018

Casa de carnes elimina intermediários e registra aumento de vendas

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2018

Conhece as linhas de créditos específicas para sua empresa?

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/12/2018 18:08

Palestra on-line traz tendências do setor de alimentos e bebidas

Sebrae RS Podcast 07/12/2018 18:11

Palestra on-line mostra como atrair o consumidor moderno

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: