Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEi CRÉDITO consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Ovinocultura

Gestão

Planejamento e manejo correto são essenciais às pequenas propriedades

atualizado em: 05/07/18
Roberto Grecellé

Roberto Grecellé

Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
O planejamento é fundamental para conhecer o potencial de produção, inserção no mercado e as tendências para a cadeia produtiva

Como qualquer atividade econômica, a propriedade rural deve levar em consideração os conceitos de organização da produção. Para que isso ocorra efetivamente, é necessário programar e executar processos de monitoramento e propor melhorias para o sistema de produção.

Cícero Lucena, engenheiro agrônomo e analista da Embrapa Caprinos e Ovinos, enfatiza que é muito importante adotar conceitos de planejamento, administração, custos de produção, eficiência e rentabilidade. A gestão da propriedade pode ser discutida em fóruns, associações, cooperativas, grupos de produção, entre outras formas de organização que possuam objetivos em comum.

O especialista destaca que o planejamento é fundamental para conhecer o potencial de produção, inserção no mercado e as tendências para a cadeia produtiva. É essencial realizar um diagnóstico da propriedade para entender como está a realidade produtiva e identificar as práticas que podem ser melhoradas.

Após o diagnóstico, é necessário implantar procedimentos operacionais de registros e controles das atividades e avaliação dos resultados da produção, ou seja, sua produtividade. É preciso também gerenciar e controlar todo o sistema de produção para analisar se recursos financeiros, mão de obra, máquinas, benfeitorias, infraestrutura, qualidade genética do rebanho e todas as atividades produtivas estão apresentando resultados positivos.

O controle deve ser sistematizado e realizado periodicamente, permitindo um histórico de avaliação do sistema de produção. Registros zootécnicos ou escrituração zootécnica relativos ao desempenho reprodutivo dos animais, alimentação e sanidade devem ser realizados periodicamente.

Com o controle e registro de despesas e receitas, é possível determinar qual o custo da produção, quais as principais atividades que impactam os custos, qual a rentabilidade e onde pode ser melhorada a margem de lucro da atividade. Em síntese, gestão e organização da produção e inovação nos processos produtivos são essenciais para o sucesso de qualquer atividade agroindustrial de pequeno porte.

Planejamento e manejo correto são essenciais às pequenas propriedades 3

 

Veja também: 

Vídeo sobre Ambiente de Produção em OvinoculturaClique aqui. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

17 de Maio de 2019

Semana do MEI 2019 aborda marketing digital

SAIBA MAIS

 

17 de Maio de 2019

Guri de Uruguaiana na Semana do MEI 2019

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/05/2019 14:02

Sebrae leva 32 empresas para o Salão Internacional do Couro e Calçado em Gramado

Sebrae RS Podcast 16/05/2019 13:54

MPEs apoiadas pelo Sebrae RS participam da NRA Show em Chicago

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: