Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi sei Credito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Ovinocultura

Gestão

Planejamento e manejo correto são essenciais às pequenas propriedades

atualizado em: 05/07/18
Roberto Grecellé

Roberto Grecellé

Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
O planejamento é fundamental para conhecer o potencial de produção, inserção no mercado e as tendências para a cadeia produtiva

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Como qualquer atividade econômica, a propriedade rural deve levar em consideração os conceitos de organização da produção. Para que isso ocorra efetivamente, é necessário programar e executar processos de monitoramento e propor melhorias para o sistema de produção.

Cícero Lucena, engenheiro agrônomo e analista da Embrapa Caprinos e Ovinos, enfatiza que é muito importante adotar conceitos de planejamento, administração, custos de produção, eficiência e rentabilidade. A gestão da propriedade pode ser discutida em fóruns, associações, cooperativas, grupos de produção, entre outras formas de organização que possuam objetivos em comum.

O especialista destaca que o planejamento é fundamental para conhecer o potencial de produção, inserção no mercado e as tendências para a cadeia produtiva. É essencial realizar um diagnóstico da propriedade para entender como está a realidade produtiva e identificar as práticas que podem ser melhoradas.

Após o diagnóstico, é necessário implantar procedimentos operacionais de registros e controles das atividades e avaliação dos resultados da produção, ou seja, sua produtividade. É preciso também gerenciar e controlar todo o sistema de produção para analisar se recursos financeiros, mão de obra, máquinas, benfeitorias, infraestrutura, qualidade genética do rebanho e todas as atividades produtivas estão apresentando resultados positivos.

O controle deve ser sistematizado e realizado periodicamente, permitindo um histórico de avaliação do sistema de produção. Registros zootécnicos ou escrituração zootécnica relativos ao desempenho reprodutivo dos animais, alimentação e sanidade devem ser realizados periodicamente.

Com o controle e registro de despesas e receitas, é possível determinar qual o custo da produção, quais as principais atividades que impactam os custos, qual a rentabilidade e onde pode ser melhorada a margem de lucro da atividade. Em síntese, gestão e organização da produção e inovação nos processos produtivos são essenciais para o sucesso de qualquer atividade agroindustrial de pequeno porte.

Planejamento e manejo correto são essenciais às pequenas propriedades 3

 

Veja também: 

Vídeo sobre Ambiente de Produção em OvinoculturaClique aqui. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

30 de Setembro de 2020

Tire suas dúvidas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

SAIBA MAIS

 

30 de Setembro de 2020

Festival reúne cultura e gastronomia em Gramado, de 01 a 12/10

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/09/2020 16:30

Experiências culturais-gastronômicas ajudam empreendedorismo local na retomada

Sebrae RS Podcast 28/09/2020 16:35

Pesquisa revela que 87% das micro e pequenas empresas gaúchas permanecem funcionando

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: