Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Mei credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Ovinocultura

Articulação

União para a inovação na ovinocultura brasileira

atualizado em: 11/04/19
Bruno Ribas Silveira

Bruno Ribas Silveira

Fundador da ALPAGO

COMPARTILHE
A comunidade ALPAGO vai acrescentar maior eficiência e transparência ao conectar os agentes de mercado trazendo uma inovação na ovinocultura já implantada em outros setores

A realidade da ovinocultura brasileira aponta para um cenário que envolve muitas incertezas, porém, acompanhadas de oportunidades a serem exploradas e um amplo mercado consumidor a ser conquistado. As constantes mudanças que ocorrem no ambiente de negócios afetam também o produtor rural e exigem que estes tenham capacidades para suportar as pressões advindas do mercado consumidor, que está cada vez mais exigente em critérios como qualidade, preço e sabor, cenário que exige, cada vez mais, inovação na ovinocultura.

Além disso, é necessário conhecer as tendências, oportunidades e desafios do setor como fatores determinantes para manutenção de sua competitividade. Em um ambiente cada vez mais globalizado é possível ter acesso as mais variadas informações em questão de segundos, entretanto, muitos dados encontrados na internet sobre a ovinocultura são difusos e vagos, causando assimetria de informações, o que ocorre devido ao segmento não possuir um banco de dados confiável.

Sustentabilidade e inovação na ovinocultura

A sustentabilidade da ovinocultura depende de ações voltadas para coordenação sistêmica de todos os elos da cadeia. Para tal, é preciso que produtores, frigoríficos, entidades relacionadas e governo realizem ações em conjunto para que haja um maior fluxo de informações devidamente filtradas e consequentemente possam delinear estratégias adequadas para consolidação do setor. Assim, é possível construir capacidades que possam garantir, por exemplo, a regularidade da oferta de animais para atender à demanda de frigoríficos que buscam a matéria-prima o ano inteiro.

Ovinocultura brasileira união para a  inovação

Observamos hoje a inovação sendo aplicada em diversos setores, e o agronegócio está entre eles, porém, de forma mais tímida na ovinocultura brasileira. O potencial de inovação na ovinocultura é alto, se levarmos em consideração que não atendemos a nossa própria demanda interna de consumo e tampouco possuímos uma cadeia organizada.

A forma como a comercialização de ovinos é realizada, por exemplo, não se alterou significativamente nos últimos anos, mas é possível perceber que, devido à globalização de redes sociais e novos meios de comunicação, produtores e interessados no tema organizam-se em grupos online para discutir, debater e até mesmo realizar negócios. O problema é que tais plataformas não oferecem nenhum tipo de segurança a produtores que desejam comercializar seus animais.

Em um mercado como o da ovinocultura, que está rodeado por incertezas, a informação segura tem um peso significativo para a gestão da cadeia produtiva. Neste sentido, é necessário ocorrer uma forte mudança na maneira como comercializamos ovinos, considerando que a maior parte da produção é realizada por agricultores familiares, que muitas vezes não produzem em grande escala e não atendem à demanda da indústria frigorífica.

Este é um dos problemas enfrentados na ovinocultura brasileira, passível de ser resolvido por meio da tecnologia através de um novo modelo de comercialização online de animais. Com o objetivo de resolver este problema é que surgiu a ideia da criação de uma empresa denominada ALPAGO, que ajuda na conexão entre produtores e frigoríficos para que possam se relacionar e concretizar negócios em um ambiente virtual seguro, organizado e simples.

É possível vislumbrar algumas vantagens para o produtor rural nesse novo modelo de comercialização:

  1. Escoamento de pequenas produções aos frigoríficos;
  2. Armazenamento do histórico de negociações;
  3. Certificação de produtores que fazem parte de alguma associação ou cooperativa;
  4. Redução no custo de transação;
  5. Encontrar parceiros de negócios em regiões próximas;
  6. Informações centralizadas.

Já as vantagens atribuídas aos frigoríficos são:

  1. Mapeamento dos produtores;
  2. Programação de rotas inteligentes para transporte (embarque coletivo);
  3. Encontrar as melhores ofertas de ovinos do mercado;
  4. Redução no custo de transação;
  5. Informações centralizadas.

Em síntese, a comunidade ALPAGO irá buscar acrescentar maior eficiência e transparência ao conectar os agentes de mercado trazendo uma inovação na ovinocultura já implantada com êxito em outros setores. A diversidade de produtos que as raças ovinas podem oferecer leva a imaginar o futuro de uma cadeia organizada onde seja possível aliar a tecnologia para fortalecer e consolidar não só negócios, mas também estudos socioeconômicos que possam ajudar na sustentabilidade da ovinocultura nacional.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Setembro de 2019

Sebrae RS participa da revitalização criativa do 4º Distrito

SAIBA MAIS

 

19 de Setembro de 2019

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/09/2019 12:07

Sebrae RS traz de Chicago principais tendências para o setor de alimentação fora do lar

Sebrae RS Podcast 11/09/2019 15:42

Sebrae promove estande coletivo na maior feira de vinhos profissional da América Latina

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: