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Lucas Alves
Gestor dos Projetos da Saúde
Originalmente o termo “lean” foi utilizado no livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, de Womack, Jones e Roos. Trata-se de um abrangente estudo sobre a indústria automobilística mundial realizada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Nesse trabalho, ficaram evidentes as vantagens do desempenho do Sistema Toyota de Produção, que traziam enormes diferenças em produtividade, qualidade, desenvolvimento de produtos etc. e explicavam, em grande medida, o sucesso da indústria japonesa. (fonte: Lean Institute Brasil)
Trazendo para a prática, o lean é uma filosofia de trabalho baseada em princípios, valores e métodos que auxiliam na criação de valor para as organizações, em especial reduzindo seus desperdícios. Essa filosofia, em sua essência, visa mudar o modo de pensar e compreender o fluxo de valor e que leva a transformação do comportamento organizacional e da cultura ao longo de todos os processos.
O lean na saúde.
A utilização do lean vem sendo um importante elemento de transformação da maneira como se pensa e pratica gestão na saúde. Já existem exemplos bem consistentes da aplicação em todo o mundo, liderados por importantes centros de excelência no exterior. No Brasil, já se percebem algumas iniciativas voltadas para o setor, porém, ainda se trata de algo muito novo e pouco explorado.
Baseado na filosofia lean, o lean healthcare é a aplicação de ferramentas específicas que enfatizam as necessidades do paciente, com agregação de valor, na ótica do mesmo e de seus familiares e que para ser colocado em prática depende do envolvimento dos dirigentes, mas principalmente dos colaborados em busca da melhoria contínua.
Portanto o lean não é um programa e sim uma estratégia de gestão aplicável a todas as organizações. Envolve principalmente a melhoria dos processos de trabalho ou conjuntos de ações destinadas a criar valor para os que usam ou dependem dos serviços, no caso da saúde, clientes, pacientes e familiares.
Para que exista melhoria nos processos e ganhos com sua organização, é fundamental a elaboração de um mapa de processos, e que, através desse, se identifique quais os desperdícios nas atividades (recursos, tempo, etc), onde estão os bloqueios, quanto tempo demora para realização de cada processo e quantas transferências e etapas existem nesse fluxo.
Alguns exemplos de desperdícios na área da saúde são:
A partir do mapeamento dos processos, da identificação dos principais pontos de desperdícios e do entendimento de que o foco deve estar prioritariamente em todo processo e atividade que gere valor para o cliente, isso deve ser perseguido. Processos que não agregam valor devem ser eliminados pois consomem recursos e não trazem resultados, por outro lado o somatório de valor agregado em cada atividade pela organização se dá através da eficiência e da eficácia de todos os seus processos.
Nada disse que foi colocado até agora é simples, na realidade é muito complexo e depende realmente do alto nível de envolvimento de todas as pessoas que fazem parte de todas as fases dos processos de uma organização. Além disso, principalmente a disciplina e a manutenção dessas práticas, que deve estar integrada a cultura, se faz fundamental para o sucesso dessa jornada que é a busca pela excelência.
Por fim, todos sabemos que o setor da saúde está sofrendo uma grande transformação através do surgimento e implementação de novas tecnologias e principalmente pelas mudanças demográficas, alavancadas pelo aumento da expectativa de vida da população, comportamental e de consumo, gerando um ambiente de alta complexidade que desafia cada vez mais as empresas a serem eficientes e inovadoras.
Os desafios são muitos, mas com a introdução do lean no setor, podemos criar o grande diferencial para tornar os negócios mais lucrativos, e claro, o atendimento ao cliente mais ágil, confiável e de qualidade.
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