Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Mei Crédito consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Saúde

Prevenção

A valorização do médico da família

15/11/18
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Cerca de 80% dos casos atendidos por médicos de família são resolvidos sem a necessidade de outros especialistas

Ao longo dos últimos 40 anos temos assistido à construção de um sistema de saúde pautado pela doença, não pela saúde. Nesse contexto, destaca-se a importância de ensinar à população a prevenir doenças e a promover saúde por meio da atenção primária.

A atenção primária supervisionada por médicos da família é um novo modelo que busca formar equipes multidisciplinares lideradas por estes profissionais, que são responsáveis pela coordenação do cuidado de um grupo de pacientes. Esse modelo desenvolveu-se principalmente devido ao aumento contínuo dos gastos com assistência médica, ao avanço acelerado de novas tecnologias, ao envelhecimento e à mudança do perfil epidemiológico da população, tudo relacionado aos recursos financeiros, que são cada dia mais restritos.

A iniciativa com potencial é a de valorização do médico da família, que há muito tempo se destaca no atendimento de comunidades ou nos programas oficiais de Estratégia de Saúde da Família e está presente em táticas de saúde suplementar como parte de investimentos em promoção, prevenção e educação. Cerca de 80% dos casos atendidos por médicos de família são resolvidos sem a necessidade de outros especialistas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a atenção primária pode resolver cerca de 80% dos problemas de saúde da população; além disso, diversos estudos asseguram que o manejo adequado dos 50 diagnósticos mais frequentes permite a resolução de mais da metade da demanda médica em ambulatórios gerais.

Um dos objetivos para acelerar o modelo de atenção primária através do médico da família é evitar que os clientes recorram a hospitais e/ou pronto-socorro sem necessidade, evitando esperas e gastos desnecessários (público/privado).

Segundo Dr. Claudio Lottenberg, presidente do United Health Group Brasil, o conceito de “Cuidados Primários de Saúde” foi apresentado em 1978 na Conferência Internacional da OMS de Alma-Ata, na qual 134 países e 67 organismos internacionais chegaram à definição de que “os cuidados primários de saúde são cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país podem manter em cada fase de seu desenvolvimento, no espírito de autoconfiança e autodeterminação”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Fevereiro de 2019

Sebrae RS terá estande coletivo na Expodireto Cotrijal 2019

SAIBA MAIS

 

14 de Fevereiro de 2019

Nova edição do Empretec chega a Rio Grande

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 13/02/2019 10:00

Sebrae RS lança Empretec com workshop em Rio Grande

Sebrae RS Podcast 13/02/2019 09:56

Sebrae capacita empresas que participam de revitalização em Novo Hamburgo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: