Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Ana Paula Rezende
Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS
A Internet das Coisas chega para revolucionar não apenas o dia a dia das pessoas ao conectar aparelhos – de eletrodomésticos a automóveis – à internet. Mais do que avisar o que falta na geladeira, a tecnologia representa bem-estar aos usuários.
Isso porque permite o monitoramento frequente por parte dos médicos, diagnósticos ainda mais precisos e a descoberta de novas possibilidades de tratamento – explica Felipe Lourenço, especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP) e CEO do iClinic. Com as inovações tecnológicas que estão surgindo, diz Lourenço, acompanhar e monitorar os pacientes, em tempo real, se torna uma possibilidade viável e muito prática.
E a possibilidade de crescimento é exponencial. Estudos indicam que é na área da saúde que estarão os principais impactos da tecnologia. É o que mostra pesquisa da McKinsey Global Institute, realizada em 2015, ao prever que a IoT movimentará entre US$ 4 trilhões e US$ 11 trilhões no setor em 2025.
Entre as tendências, estão tecnologias vestíveis (aparelhos conectados diretamente com o usuário), softwares de gestão, aplicativos e plataformas de diagnóstico. Hoje, por exemplo, já é possível utilizar pulseiras inteligentes que acompanham batimentos cardíacos e pressão arterial. É apenas o começo.
O uso da tecnologia abrange todos os setores envolvidos, como prevenção, atendimento, exames e home care, abrindo diversas possibilidades de negócios. Lourenço lembra que é preciso ter em vista a questão da segurança, pois é fundamental manter o sigilo das informações que vão passar por essas ferramentas.
Embora os desafios sejam diferentes de acordo com a realidade de cada profissional, um em é comum a todos: organizar o volume de dados captados diariamente. Isso porque não basta ter as informações. É preciso fazer uma análise com uma perspectiva única de cada paciente, para que esses dados sejam úteis para o diagnóstico e consequente tratamento – destaca Lourenço.
Assim, surgem muitas oportunidades para que profissionais da saúde invistam na tecnologia da IoT para que os processos sejam otimizados e o relacionamento com os pacientes ainda melhor.
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.