Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Saúde

Investimentos

Financiamento da saúde no Brasil

atualizado em: 12/07/18
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que entre 20% a 40% de todos os gastos em saúde são desperdiçados por ineficiência

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O financiamento da saúde no Brasil intercorre por fontes pública e privadas. O modelo abrange o Sistema Único de Saúde (SUS), suportado por impostos e contribuições recolhidas nas esferas federal, estaduais e municipais, e o Sistema de Saúde Complementar, com recursos de empresas e pessoas físicas.

O SUS tem um modelo descentralizado, com mais de 5.500 municípios, realizando uma gestão compartilhada, cada um deles com orçamento próprio, recebendo transferências federais e estaduais. É importante lembrar que, apesar de serem públicos, os recursos também se destinam a estabelecimentos privados que prestam serviços ao SUS – aproximadamente 17% do total de gastos com saúde pelo Estado brasileiro foram destinados para empresas privadas.

Esse modelo descentralizado do SUS gera dificuldade em mensurar o valor total gasto em saúde pública no País, problema recorrente da gestão pública na saúde, pois a simples contabilização do valor total gasto em assistência é tarefa complexa e trabalhosa e com dificuldade de integração de cada subsistema.

Financiamento da saúde no Brasil

Mas o que realmente pode trazer alternativas para o setor da saúde? A resposta é: combater o desperdício. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que entre 20% a 40% de todos os gastos em saúde são desperdiçados por ineficiência. Precisamos falar, discutir mais sobre saúde no nosso dia a dia, precisamos debater sobre os modelos atuais e buscar transformações estruturais, incluindo as tecnológicas, em especial transformação digital, e ter uma visão mais ampla do problema.

Para saber mais sobre esses gastos, clique e acesse o relatório “Como combater gastos desnecessários em saúde”, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2017.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: