
Mais buscados: MEI credito SEI Boas Praticas Consultoria

Ana Paula Rezende
Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
O financiamento da saúde no Brasil intercorre por fontes pública e privadas. O modelo abrange o Sistema Único de Saúde (SUS), suportado por impostos e contribuições recolhidas nas esferas federal, estaduais e municipais, e o Sistema de Saúde Complementar, com recursos de empresas e pessoas físicas.
O SUS tem um modelo descentralizado, com mais de 5.500 municípios, realizando uma gestão compartilhada, cada um deles com orçamento próprio, recebendo transferências federais e estaduais. É importante lembrar que, apesar de serem públicos, os recursos também se destinam a estabelecimentos privados que prestam serviços ao SUS – aproximadamente 17% do total de gastos com saúde pelo Estado brasileiro foram destinados para empresas privadas.
Esse modelo descentralizado do SUS gera dificuldade em mensurar o valor total gasto em saúde pública no País, problema recorrente da gestão pública na saúde, pois a simples contabilização do valor total gasto em assistência é tarefa complexa e trabalhosa e com dificuldade de integração de cada subsistema.
Mas o que realmente pode trazer alternativas para o setor da saúde? A resposta é: combater o desperdício. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que entre 20% a 40% de todos os gastos em saúde são desperdiçados por ineficiência. Precisamos falar, discutir mais sobre saúde no nosso dia a dia, precisamos debater sobre os modelos atuais e buscar transformações estruturais, incluindo as tecnológicas, em especial transformação digital, e ter uma visão mais ampla do problema.
Para saber mais sobre esses gastos, clique e acesse o relatório “Como combater gastos desnecessários em saúde”, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2017.
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.