Mais buscados: mEI credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Ana Paula Rezende
Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS
Em setores com alta demanda, como a área da saúde, a pressão por baixar custos e ter mais agilidade é grande. Há uma busca constante por novas tecnologias que possam tornar o trabalho dos profissionais mais rápido, seguro e menos oneroso. A telemedicina e o e-health são grandes tendências cada vez mais seguidas por hospitais de vários tamanhos e clínicas.
O e-health pode ser definido como a tentativa de melhorar o fluxo de informações sobre doenças e condições de vida da população por meio de dispositivos eletrônicos, além de aprimorar a administração de locais prestadores de serviço. Já a telemedicina consiste orientar os pacientes por ligações telefônicas. No Brasil, alguns Estados também possuem serviços que conectam médicos do interior a especialistas nas grandes capitais, para que eles possam ouvir uma segunda opinião antes de dar um diagnóstico.
No Rio Grande do Sul, o Hospital de Clínicas é uma referência. A instituição integra a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) e realiza atividades de educação à distância. O Programa de Telemedicina e Telessaúde, por exemplo, tem como alguns de seus objetivos a troca de experiências entre médicos especializados e a melhoria no atendimento de populações de regiões mais carentes.
Novas oportunidades estão surgindo pensando em genômica, medicina personalizada e softwares para administração de hospitais. Já existem programas que, aplicados às incubadoras, podem reduzir em até 50% o tempo que bebês prematuros permanecem nelas. A aplicação de medicações em arcadas dentárias por meio de nanotecnologia é outra inovação possível. Há um movimento forte também para que tablets e smartphones possam substituir consultas presenciais, conectando médicos e enfermeiros aos pacientes à distância e possibilitando um arquivamento dos prontuários de forma mais organizada. É uma tendência, inclusive, que as próprias pessoas possam fazer o acompanhamento de sua saúde por meio de equipamentos vestíveis (wearables, em inglês) e levem uma grande quantidade de informações que podem ser analisadas na hora da consulta.
Para ter acesso aos processos mais modernos, as empresas precisam pensar em formas de realizar parcerias e se manter em contato com quem pesquisa o tema. Um bom exemplo é o Hospital Israelita Albert Einstein, localizado em São Paulo, que possui um programa voltado à inovação em pequenas empresas, reunindo empreendedores e investidores para fazer networking e se atualizar sobre a evolução da área.
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.