Mais buscados: mei crEdito SEI Boas Praticas CONSULTORIA
Ana Paula Rezende
Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS
Os hospitais-dia são modelos de organização que podem gerar oportunidades de investimento relevantes nas grandes cidades do Brasil. A ideia é reunir em única estrutura várias possibilidades de tratamentos e exames para pacientes que precisam permanecer, no máximo, 12 horas no local. A modalidade foi criada tendo como objetivo a redução de custos das pequenas cirurgias e para minimizar riscos de infecção hospitalar. A infraestrutura é bastante completa e pode ser composta por laboratório, farmácia, diagnóstico por imagem, consultórios médicos, garagem, hotel, lojas comerciais, agências bancárias, restaurantes e cafeterias. Com a proposta de dar atendimento integral aos pacientes, os hospitais-dia contam com um conjunto de profissionais (corpo clínico) de alta performance em técnicas cirúrgicas, anestesiológicas, assistência humanizada e tecnologia de ponta.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os hospitais devem realizar atividades por até cinco dias da semana e ter uma carga horária de trabalho até 8 horas por paciente para os profissionais. Uma vantagem dessa modalidade de atendimento é desafogar o sistema convencional de saúde. Implementando empreendimentos desse tipo, possibilita-se que o paciente não tenha que competir pelas vagas com outras pessoas que estejam em estados mais graves e nem ocupar o espaço que deveria estar sendo oferecido a quem tem risco de morte.
Com o avanço das tecnologias na área, é possível disponibilizar uma série de procedimentos cirúrgicos de nível ambulatorial. Ao mesmo tempo, com uma estrutura de hospital, pode-se fornecer tratamentos de até média complexidade. Por ter que investir menos em equipamentos altamente especializados, os custos de implementação podem baixar consideravelmente. Também se reduz a burocracia necessária para a autorização de intervenções mais simples e custos com pernoite.
Segundo a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ), houve aumento de 175% no número de novos hospitais-dia nos últimos três anos apenas no RJ. A demanda estaria atrelada às necessidades de pacientes que se buscam custos menores na realização de intervenções menos complexas, como cirurgias plásticas, em que se estima redução de até um terço no valor.
No Rio Grande do Sul, o modelo hospitais-dias e de grandes complexos de saúde começa a se tornar realidade. Com o lançamento do novo hospital dia Medplex, com unidades em Porto Alegre, e o Max Plaza, com unidades em Porto Alegre e Canoas, o Estado começa a elevar seu patamar em termos de atendimento médico, pois é um lugar onde o paciente encontrará conveniência, atendimento de alta qualidade e onde o médico poderá atendê-lo de forma plena. Mais do que uma tendência, um formato irreversível.
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.