Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei CREDITO Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Saúde

Tendências

O crescimento do atendimento home care

13/12/18
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Estudos apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, são elementos importantes para a recuperação de doenças

A expressão home care significa “cuidados em casa”. Trata-se, portanto, de uma internação domiciliar; é a continuidade do tratamento hospitalar que passará a ser realizado na residência do paciente. Essa iniciativa chegou ao mercado como uma tendência de atendimento, que vem aumentando a cada ano, responsável por movimentar R$ 3 bilhões em 2014, com 310 mil pacientes em internação domiciliar e outros 630 mil assistidos em casa com consultas médicas.

Atualmente, o mercado home care emprega cerca de 230 mil pessoas e, de acordo com Ari Bolonhezi, diretor do NEAD e coordenador de pesquisa sobre esse tema, deve crescer mais. “No censo, notamos que 70% dos prestadores de serviço têm a sensação de que o mercado está crescendo. Isto é muito positivo. O serviço se espalhou por todos os Estados do Brasil, e há a necessidade de formar novos profissionais”, afirma. Segundo ele, a atenção domiciliar pode ajudar a otimizar o uso de leitos, oferecendo atendimento em casa para quem tem essa possibilidade de sair do hospital.

O grande protagonista dessa iniciativa é o envelhecimento da população, expectativa de vida e carências de leitos hospitalares. As pesquisas mostram o aumento da população idosa, e consequentemente um aumento no número de doenças relacionadas com senilidade, gerando aumento da necessidade de cuidados médicos diariamente, principalmente em incidência de doenças crônicas e a incapacitação funcional, muitas vezes ignoradas, pois os custos de gerenciamento dessas condições prometem ter um aumento significativo.

O crescimento do atendimento home care

Vantagens do home care

· Bom para o paciente porque ele é tratado em casa, com a família, favorecendo uma recuperação mais rápida, além da redução do risco de contrair infecção hospitalar e de sofrer complicações.

· Bom para a família, que não precisa se deslocar diariamente ao hospital e consegue manter de forma mais regular a rotina familiar e suas tarefas.

· Bom para o hospital, pois permite maior rotatividade de seus leitos, abrindo espaço para pacientes instáveis que precisam realmente de cuidados hospitalares através de UTIs, cirurgias, etc.

· Bom para os planos de saúde, já que os custos de uma internação domiciliar são muito menores que os da internação hospitalar.

Vale ressaltar que o tratamento em sistema home care deve ser considerado como continuação da internação hospitalar iniciada, mudando-se apenas o local de tratamento do paciente.

Estudos apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, são elementos importantes para a recuperação de doenças.

Melhor em Casa

Uma iniciativa federal de serviços de atenção domiciliar é o Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além mantê-lo no aconchego do lar.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social.

Saiba mais aqui. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Março de 2019

Nova edição do Empretec chega a Caxias do Sul

SAIBA MAIS

 

21 de Março de 2019

Projeto com foco em quem fabrica alimentos e bebidas tem inscrições abertas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/03/2019 15:48

Inscrições abertas para o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Sebrae RS Podcast 15/03/2019 18:55

Sebrae RS e Jucis RS ampliam parceria para desburocratizar o empreendedorismo gaúcho

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: