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Rubia Marques Dornelles
Gerência de Soluções
A gestão de pessoas passou por mudanças significativas nos últimos anos. Até pouco tempo era vista como departamento pessoal com o objetivo específico para atividades burocráticas e administrativas. Com o decorrer dos anos, veem-se outros fatores que vão muito além de cumprimento de tarefas, com foco no lado humanístico. Além do conhecimento dos processos, condições de trabalho, qualidade de vida e de trabalho, liderança, comunicação e relacionamento são fatores que começam a tomar grande importância nas organizações e, em contrapartida, o mercado exige novas habilidades dos gestores que estão à frente do negócio.
Independente de setor e segmento, os processos de gestão de pessoas são os mesmos e precisam estar integrados. Recrutamento e seleção, treinamento, remuneração, benefícios, desenho de cargo, avaliação de desempenho continuam sendo essenciais para o alcance de objetivos e estratégias de uma empresa, além de propiciar a realização e alcance da missão.
Na área da saúde não é diferente, o gestor deve conhecer os processos de gestão de pessoas e possuir a habilidade para lidar com seus colaboradores. E esse é o desafio do profissional da área da saúde: encarar o consultório ou clínica como uma empresa, enxergá-lo como um negócio no qual se deve investir e ter retorno financeiro, mas, além de tudo, administrar, organizar e controlar tudo muito bem.
Uma reflexão válida é: será que em algum momento eu me vi como empreendedor? Ou foram anos dedicados somente na carreira médica, com estudos, livros, aquisição de equipamentos? Se a resposta foi positiva, nada mais justo do que ter lucro agora, não é? Por esse motivo, é necessário saber administrar, ter maturidade, organização e competência profissional, e para isso o gestor precisa se preparar tecnicamente para gerenciar o seu empreendimento, tem a obrigação de ser capaz e ter experiência adequada para o cargo que ocupa e a responsabilidade que possui. Não há nenhum problema em contratar um profissional para esta função, estabelecimentos de saúde não precisam ser administrados por médicos, pois existem profissionais preparados no mercado de trabalho. Mas é imprescindível que o médico conheça os processos de gestão de pessoas e acompanhe as entregas do profissional.
Somente conhecendo e executando os processos de gestão de pessoas, o gestor consegue resultados positivos com seus colaboradores. É importante para o negócio incorporar bons profissionais com competência, estabelecer políticas bem estruturadas de remuneração, benefícios e carreira, treinamento e desenvolvimento. Estratégias essas que são essenciais para a seleção e retenção dos profissionais e geração de competitividade.
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