Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Sei Crédito CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Saúde

Oportunidade

Superar o óbvio nas demandas da população 60+

atualizado em: 01/11/18
Michelle Clos

Michelle Clos

Assistente social, especializada em Psicopedagogia Institucional, mestre em Educação, doutora em Gerontologia Biomédica, fundadora e diretora técnica da Senescentis

COMPARTILHE
A população está envelhecendo e exigindo do mercado soluções inovadoras e criativas para problemas antigos

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A população está envelhecendo e exigindo do mercado soluções inovadoras e criativas para problemas antigos e para superar o óbvio nas demandas da população 60+. De acordo com o IBGE (2017), o número de idosos cresceu 18% nos últimos cinco anos, o que representa cerca de 30 milhões de pessoas vivendo mais, mas não necessariamente melhor. Essa transição demográfica faz emergir uma triste realidade: a família vem perdendo capacidade de cuidar e proteger seus membros, o que abre portas para um número expressivo e diversificado de serviços nas áreas de saúde e residenciais geriátricos.

As opções de moradia são um capítulo importante nas discussões sobre o envelhecimento, pois transitam entre três importantes áreas: saúde, assistência social e habitação. Tradicionalmente conhecemos as instituições de longa permanência, comercialmente conhecidas como casas de repouso, clínicas, residenciais sênior ou geriatrias, mas existem novos modelos que vêm ganhando espaço: estamos falando de hotéis e empreendimentos imobiliários que oferecem, além do espaço físico e hotelaria, a gestão de demandas de saúde.

População 60+

Os serviços de saúde voltados à população 60+ compõem um mercado promissor e em expansão. Desde dispositivos de cuidado e segurança, aplicativos, até modelos de cuidado e atenção domiciliar já estão disponíveis. Existe uma variedade de novidades capazes de melhorar o dia a dia das pessoas que envelhecem. Assessorias e consultorias especializadas são cada vez mais necessárias para contextualizarem os diferentes setores do mercado sobre o universo de possibilidades dos 60+. As inovações devem considerar as múltiplas dimensões e necessidades para uma vida longeva, pois é preciso pensar além do binômio saúde-doença, e considerar convivência, fortalecimento de vínculos e participação social.

No processo de envelhecimento é preciso olhar para o óbvio e provocar-se ao estranhamento para então construirmos alternativas. Mas o que é óbvio? Todos estamos envelhecendo, e ao nosso redor nossos amigos, parentes e conhecidos também estão. O desafio de empreender na oferta de produtos e serviços para população 60+ é, primeiramente, reconhecer que é um público heterogêneo e que trabalhar com e para pessoas idosas é trabalhar com e para todas as gerações.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

02 de Abril de 2020

Coronavírus: Rodada Virtual de Oportunidades

SAIBA MAIS

 

02 de Abril de 2020

Pesquisa revela que 91% dos pequenos negócios já enfrentam queda no faturamento no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 26/02/2020 15:15

Mercado para micro e pequenas empresas é favorável no país

Sebrae RS Podcast 26/02/2020 14:40

Scanner Sebrae possibilita autoavaliação das empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: