Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI SEI credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Saúde

Oportunidade

Superar o óbvio nas demandas da população 60+

atualizado em: 01/11/18
Michelle Clos

Michelle Clos

Assistente social, especializada em Psicopedagogia Institucional, mestre em Educação, doutora em Gerontologia Biomédica, fundadora e diretora técnica da Senescentis

COMPARTILHE
A população está envelhecendo e exigindo do mercado soluções inovadoras e criativas para problemas antigos

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A população está envelhecendo e exigindo do mercado soluções inovadoras e criativas para problemas antigos e para superar o óbvio nas demandas da população 60+. De acordo com o IBGE (2017), o número de idosos cresceu 18% nos últimos cinco anos, o que representa cerca de 30 milhões de pessoas vivendo mais, mas não necessariamente melhor. Essa transição demográfica faz emergir uma triste realidade: a família vem perdendo capacidade de cuidar e proteger seus membros, o que abre portas para um número expressivo e diversificado de serviços nas áreas de saúde e residenciais geriátricos.

As opções de moradia são um capítulo importante nas discussões sobre o envelhecimento, pois transitam entre três importantes áreas: saúde, assistência social e habitação. Tradicionalmente conhecemos as instituições de longa permanência, comercialmente conhecidas como casas de repouso, clínicas, residenciais sênior ou geriatrias, mas existem novos modelos que vêm ganhando espaço: estamos falando de hotéis e empreendimentos imobiliários que oferecem, além do espaço físico e hotelaria, a gestão de demandas de saúde.

População 60+

Os serviços de saúde voltados à população 60+ compõem um mercado promissor e em expansão. Desde dispositivos de cuidado e segurança, aplicativos, até modelos de cuidado e atenção domiciliar já estão disponíveis. Existe uma variedade de novidades capazes de melhorar o dia a dia das pessoas que envelhecem. Assessorias e consultorias especializadas são cada vez mais necessárias para contextualizarem os diferentes setores do mercado sobre o universo de possibilidades dos 60+. As inovações devem considerar as múltiplas dimensões e necessidades para uma vida longeva, pois é preciso pensar além do binômio saúde-doença, e considerar convivência, fortalecimento de vínculos e participação social.

No processo de envelhecimento é preciso olhar para o óbvio e provocar-se ao estranhamento para então construirmos alternativas. Mas o que é óbvio? Todos estamos envelhecendo, e ao nosso redor nossos amigos, parentes e conhecidos também estão. O desafio de empreender na oferta de produtos e serviços para população 60+ é, primeiramente, reconhecer que é um público heterogêneo e que trabalhar com e para pessoas idosas é trabalhar com e para todas as gerações.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Junho de 2022

São Francisco de Paula adere ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

27 de Junho de 2022

Oito projetos gaúchos concorrem à etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/06/2022 18:06

Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 06/06/2022 15:18

Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: