Mais buscados: mei crEdito Sei boas praticas consultoria
Lucas Alves
Gestor dos Projetos da Saúde
O mercado da indústria da saúde vem crescendo constantemente e despontando como um dos mais importantes para o país. A indústria nacional, nesse segmento, possui uma característica muito complexa que além de fornecer soluções, contribui significativamente para a economia do Brasil.
Há a crescente necessidade de um aumento da eficiência no atendimento à saúde no país. A busca pela diminuição de gastos, redução dos desperdícios, agilidade nos atendimentos, melhoria nos investimentos e maior assertividade nos tratamentos podem ser consequências da utilização de melhores equipamentos, máquinas, artigos, utensílios, produtos e soluções que sejam inovadoras, que gerem melhores resultados nas operações dos estabelecimentos de saúde e que tragam melhorias para a população.
Quando falamos em indústria da saúde, muito se relaciona ao mercado de grandes empresas embarcadas em grandes estruturas de produção e de transformação.
Realmente prevalece um domínio de grandes players, muito alavancados pela participação da indústria de medicamentos e pela indústria de máquinas e equipamentos médico-hospitalares, principalmente internacionais. Porém, cada vez mais vem crescendo a participação das micro e pequenas empresas nesse mercado.
Existe um volume significativo e crescente de micro e pequenas empresas que produzem máquinas, equipamentos, utensílios, insumos, produtos e soluções, principalmente de base tecnológica e com fortes características de inovação em produtos, serviços e processos.
Essa característica traz, em algum nível, vantagem competitiva para essas pequenas empresas, que podem rapidamente se adaptar para atender às necessidades do mercado, uma vez que, as grandes indústrias, muitas vezes possuem processos tradicionais que podem ter um time de adequação mais lento devido ao tamanho de sua estrutura e um modelo de governança mais conservador.
Em recente estudo onde busquei conhecer melhor as principais dificuldades das
pequenas indústrias de produtos para o segmento da saúde, mapeamos as principais “dores” e pontos de melhoria que poderiam agregar valor para essas micro e pequenas empresas. Nesse levantamento, conversamos com entidades representativas e diversas micro e pequenas empresas do setor.
Entre os aspectos que se destacam como a causa das maiores dificuldades podemos
destacar o acesso à mercados/clientes, que está muito relacionada a forte concorrência dos produtos importados e a falta de articulação das pequenas empresas junto ao mercado médico hospitalar, barreiras no acesso ao crédito e investimentos, falhas na organização e na gestão administrativa, falta de conhecimentos jurídicos e tributários além da alta regulamentação do setor. Como pontos de oportunidades, percebemos o potencial de realização de parcerias estratégicas, a agilidade no desenvolvimento de novos produtos, a potencialidade de desenvolvimento de inteligência e eficiência comercial além da velocidade com que podem utilizar a inovação a seu favor.
Esse levantamento subsidiou o SEBRAE RS na elaboração de uma iniciativa para 2018 chamada de Conexão Saúde RS com uma proposta de valor estruturada com foco no desenvolvimento das pequenas indústrias da cadeia de valor da saúde, promovendo a aproximação comercial e a potencialização da geração de negócios junto ao seu mercado-alvo.
Quer saber mais sobre essa iniciativa, entre em contato lucasa@sebrae-rs.com.br ou
(51) 9 9791.3111
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.