Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Startup

Testando ideias

Conheça as cinco fases do Design Thinking

atualizado em: 14/12/17
Gustavo Moreira

Gustavo Moreira

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Nessa abordagem, privilegia-se a formação de times multidisciplinares, com profissionais de diferentes áreas.

O Design Thinking vem se tornando muito popular no Brasil nos últimos anos e tem sido utilizado em diversas áreas, mas chamando a atenção principalmente de empreendedores e equipes que trabalham com inovação. O objetivo da técnica é resolver problemas utilizando as formas de pensar que os designers usam ao desenvolver produtos. Nessa abordagem, privilegia-se a formação de times multidisciplinares, com profissionais de diferentes áreas e que sejam relevantes para a questão analisada.

A primeira fase do Design Thinking é chamada de “processo de empatia”. Nesse momento, a equipe deve procurar se conectar com o problema a ser resolvido, conversando com as pessoas que são alvo daquela ação, compreendendo as necessidades e entendendo gostos e preferências. Com as informações do público coletadas, começa a fase de definição ou observação. Nela, é o momento de materializar de forma mais clara o problema exato a ser resolvido e as demandas que precisam ser atendidas.

A terceira fase é a de ideação, em que se realiza um grande brainstorm. Todas as ideias são aceitas, sem preconceitos e sem medo de errar. A principal preocupação desse momento deve ser evitar que as ideias sejam criticadas, dando espaço e abertura para que todos os insights possam ser tratados como válidos.

90_gimsf_designthinking_840x415

Na quarta fase, começa o processo de prototipação, ou seja, criar alguns modelos experimentais e entender se é viável colocar as melhores ideias do brainstorm em prática. Os protótipos precisam simular o produto final, mas não necessariamente ser do material exato do produto. Nessa fase, é bastante comum que se utilizem os quadros brancos com post-its, que se tornaram um símbolo visual do Design Thinking. Eles ajudam a priorizar as ideias que mais apareceram e que se mostraram mais viáveis.

O quinto e último momento do processo é o de teste, em que se analisam os protótipos criados e, a partir deles, se gera uma versão final do trabalho do grupo. O produto é levado então, de preferência, para as pessoas que o demandaram. A partir das ideias delas é que vai se entender se o processo funcionou, e quais as melhorias necessárias.

 

Gostou? Quer saber mais sobre DESIGN? ACESSE

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: