Mais buscados: mei CREDITO Sei boas Praticas CONSULTORIA
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Aceleradoras são organizações que têm o propósito de apoiar, com capital financeiro e intelectual, empresas iniciantes que tenham ideias diferentes e promissoras. Ao contar com uma aceleradora, as startups passam a ser acompanhadas, participando de processos de aprendizagem e compartilhamento de contatos. Andre Ghignatti, diretor executivo da WOW Aceleradora, explica que as interações acontecem de diversas formas: treinamento, reuniões de planejamento e de acompanhamento, consultorias e mentorias são as mais comuns. “O processo da aceleradora, pelo menos na Wow, é tentar influenciar positivamente, e não de controlar”, salienta Ghignatti.
Juridicamente, essa relação, na maioria dos casos, é regulada com o instrumento de Mútuo Conversível em Participação, um tipo de contrato que define que o investidor poderá converter seu aporte inicial em ações no futuro, recebendo de volta o valor empregado. Ghignatti afirma que no ecossistema de apoio a empresas (soma de diversos atores que trabalham no apoio ao empreendedorismo), as aceleradoras têm um papel importante e complementar, pois são diferentes das incubadoras, que têm um viés mais técnico, voltado ao produto.
O programa:
Investimentos
Normalmente os investimentos são de dois tipos: um financeiro, ou seja, dinheiro para a operação da empresa, e outro econômico, que representa todos os serviços e ferramentas que a aceleradora disponibiliza para a startup sem custo ou com custo reduzido. Esse capital vem dos investidores da aceleradora.
Mentoria
Em geral, é um processo de orientação pelo qual profissionais mais experientes auxiliam pessoas ou empresas que estão começando. “Selecionamos para cada startup de um a três mentores que passam a se reunir com os empreendedores quinzenalmente. A aceleradora acompanha as reuniões para garantir o alinhamento de objetivos”, explica Ghignatti.
Capacitação
“Na Wow são selecionados especialistas em cada área e realizados workshops de dois dias, sempre focados nas necessidades específicas da turma que está sendo acelerada”, conta o diretor.
Networking
Promoção de redes de contatos entre jovens empreendedores e investidores experientes. “Os investidores recebem um boletim mensal com a evolução das startups, onde também são indicadas as principais necessidades no momento, inclusive de networking. Como cada investidor tem sua própria rede de contatos, os empreendedores têm acesso às suas redes, o que é um ativo valiosíssimo para quem está começando”, esclarece Ghignatti.
No Rio Grande do Sul, duas aceleradoras se destacam: a WOW e a Ventiur. Entre em contato com as empresas:
WOW
(51) 3018 7647
contato@wow.ac
Av. Cristóvão Colombo, 545. Nós Coworking.
Shopping Total, Prédio 2, 5º andar
Porto Alegre/RS
Ventiur
(51) 3012.5020
contato@ventiur.net
Av. Unisinos, 950, Prédio Unitec sala 101
São Leopoldo / RS
Veja Mais
Notícias
17 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
SAIBA MAIS16 de Setembro de 2024
Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.