Mais buscados: Mei crédito SEI BOAS Praticas CONSULTORIA
Gustavo Moreira
Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros
Com a popularização das startups, o termo “lean” começou a ficar mais conhecido. A palavra em geral é traduzida como “enxuto” para o português e designa uma metodologia criada por Eric Ries e explicada no livro “The Lean Startup”, que virou uma leitura obrigatória para quem pensa sobre inovação e empreendedorismo. Nessa abordagem, o foco é eliminar os processos desnecessários, produzir apenas com os recursos relevantes e não ter medo de apresentar protótipos preliminares ao público.
Em vez de começar fazendo um grande planejamento de todos os detalhes do negócio, o empresário é estimulado a pensar os produtos ou serviços da sua startup por meio do lean canvas, uma espécie de diagrama em que se elaboram as atividades-chave, possíveis parcerias, proposta de valor, canais de distribuição, custos e fonte de receita. A etapa seguinte é o customer development (ou desenvolvimento com clientes), em que o empreendedor entra em contato com sua rede de referências para experimentar diversos aspectos do modelo de negócio. Nessa fase, as equipes analisam questões como as demandas do mercado, possibilidades de entrega e preços de venda.
O método lean startup exige conexão direta com os clientes, exigindo que os testes sejam feitos diretamente com eles e trabalhando em pequenos ciclos. Essa ação é nomeada de “desenvolvimento ágil” e também segue a linha de trabalhar apenas com os recursos necessários.
Uma das propostas da lean startup que mais ficou conhecida é a criação de um produto mínimo viável (ou MVP, do inglês Minimum Viable Product). O nome designa a ação de estabelecer uma versão preliminar do produto com funcionalidades mais simples e exigindo menos esforço de aprimoramento. O objetivo é saber se o público se interessa pela ideia e como acontece a interação. As correções são feitas de forma frequente, possibilitando atualizações constantes. Outro elemento que torna o lean startup conhecido é a postura em relação ao erro. Nesse método, entende-se que é necessário ver o erro como parte do processo e como uma oportunidade de aprendizagem.
Veja Mais
Notícias
18 de Março de 2025Projeto com lançamento em Santiago fomenta exportação de mel e derivados apícolas gaúchos
SAIBA MAIS18 de Março de 2025
Municípios podem se inscrever para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.