Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito CONSULTORIA Boas praticas

Loading SEBRAE

Startup

O futuro é agora

Novas revoluções tecnológicas que trazem a transformação digital aos negócios

atualizado em: 07/01/19
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A máquina terá poder decisório, perceptivo e deliberativo, de forma racional e inteligente

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Estamos vivendo um momento de plenas revoluções tecnológicas, que transformará todo o conceito de trabalho e relacionamento entre pessoas e empresas. A chamada quarta revolução industrial está sendo marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas, apresentando novas oportunidades e desafios para os negócios. A Inteligência Artificial (IA, ou AI na sigla em inglês) é protagonista nesse processo.

A definição de IA está intimamente ligada ao poder de as máquinas atingirem capacidades similares às dos humanos. Desse modo, a máquina terá poder decisório, perceptivo e deliberativo, de forma racional e inteligente. Estudo da conceituada consultoria Research and Markets mostra que o mercado mundial de produtos de inteligência artificial deve movimentar cerca de US$ 23,4 bilhões até 2025.

Novas revoluções tecnológicas que trazem a transformação digital aos negócios
Electricity flowing through computer printed circuitboard style brain graphic

Revouções tecnológicas e produtividade

Independente do ramo de atuação das empresas, as soluções inteligentes facilitam a dinâmica dos trabalhos e torna os processos mais rápidos e produtivos. A inteligência artificial já tem e terá cada vez mais um papel importante na tomada de decisões das empresas. Softwares permitem, através dos dados armazenados na base, análises de tendências que se dão por meio da interpretação desses arquivos, e o foco do trabalho se baseia nas previsões dos negócios, disponibilizando um panorama de ações determinantes para o sucesso das empresas. O uso desse mecanismo também contribui para a prevenção de crises, permitindo a atuação das organizações de forma antecipada ao surgimento dos problemas.

A tecnologia vem transformando os processos industriais de forma impactante. Com a implantação do conceito de Indústria 4.0, a chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) é um termo já conhecido pelas empresas brasileiras. No Fórum Mundial de Davos, os acadêmicos enumeraram as definições de transformação tecnológica nos processos de produção com a Revolução Industrial 4.0 – nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones e impressoras 3D.

A modalidade IoT, por exemplo, reúne produção inteligente, maior capacidade operacional e descentralização na tomada de decisões. A tecnologia permite sintonizar os trabalhadores com as máquinas. Com a transição, o novo modelo de indústria prevê a produção de acordo com a demanda, flexibilizando e alternando as tarefas entre as máquinas. O processo é acompanhado em tempo real, com dados precisos e com a segurança de tomadas de decisões em qualquer estágio da produção, evitando desperdícios e prejuízos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Agosto de 2019

Queijos, vinhos e doce de leite para degustar na Expointer

SAIBA MAIS

 

20 de Agosto de 2019

Empresas do setor metalmecânico expõem na Expointer

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/08/2019 11:17

Rastreabilidade e harmonização de sabores são atrações durante a Expointer 2019

Sebrae RS Podcast 20/08/2019 10:46

Evento em Ijuí dá dicas e mostra tendências da indústria da moda

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: