Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Startup

Startup Summit

O que apreender com o ecossistema de tecnologia de Florianópolis

atualizado em: 30/07/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A capital catarinense é a cidade brasileira com maior número de startups por habitante do País

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O ecossistema de inovação de Florianópolis esteve em evidência nos dias 12 e 13 de julho com a realização do evento Startup Summit promovido pelo Sebrae com apoio da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Governo do Estado de SC e demais parceiros locais. O evento trouxe grandes nomes do ecossistema de startups do País com evidência para startups locais que cresceram e hoje contribuem com o ecossistema, tais como Resultados Digitais, Conta Azul e Exact Sales.

Segundo levantamento recente da ABS (Associação Brasileira de Startups), Florianópolis é a cidade brasileira com maior número de startups por habitante do País, o que confirma os dados divulgados pela Acate, que mostram que Santa Catarina abriga atualmente mais de 16 mil empreendedores e que o número de empresas de tecnologia subiu 3,42% entre 2015 e 2017. Considerando os últimos 30 anos, o crescimento foi de 10 mil %. A densidade de startups na capital catarinense é quase dez vezes maior do que na capital paulista. Em seguida, figuram outras cidades do Estado, como Chapecó e Joinville. Ainda segundo a Acate, o setor tecnológico já representa 5,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, com um faturamento de R$ 15,5 bilhões.

Outro ponto de destaque é o engajamento da comunidade e dos atores locais atuando ativamente no ecossistema, como Acate, Fundação Certi, Celta, Sapiens Parque, o próprio Sebrae através do Programa Startup SC, os empreendedores, grandes empresas e governos que têm atuação através de incentivos junto a leis de inovação e políticas para novos investimentos. Aqueles empreendedores que hoje são destaques com startups que cresceram devolvem a comunidade em contribuições como mentorias, apoios e engajamento de novos empreendedores.

Florianópolis também foi considerada a segunda melhor cidade para empreender segundo a terceira edição do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE 2016), realizado pela Endeavor. A capital também conta com formação de mão de obra qualificada em tecnologia, um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) e uma ótima qualidade de vida, o que atrai muitos profissionais, empreendedores e investidores.

O que apreender  com o ecossistema de tecnologia de Florianópolis 1

 

O Startup Summit levou ao Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira cerca de 2 mil pessoas de vários Estados e em especial de Santa Catarina e reforçou ainda mais a união do ecossistema, que celebrou os resultados do evento já com anúncio da próxima edição para agosto de 2019. E para nós, gaúchos, fica a lição do engajamento do ecossistema, afinal, como diz o ditado, “juntos somos mais fortes”, e esse é espírito de lá, ou seja, de união!

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: