Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Startup

Startup Summit

O que apreender com o ecossistema de tecnologia de Florianópolis

atualizado em: 30/07/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A capital catarinense é a cidade brasileira com maior número de startups por habitante do País

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O ecossistema de inovação de Florianópolis esteve em evidência nos dias 12 e 13 de julho com a realização do evento Startup Summit promovido pelo Sebrae com apoio da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Governo do Estado de SC e demais parceiros locais. O evento trouxe grandes nomes do ecossistema de startups do País com evidência para startups locais que cresceram e hoje contribuem com o ecossistema, tais como Resultados Digitais, Conta Azul e Exact Sales.

Segundo levantamento recente da ABS (Associação Brasileira de Startups), Florianópolis é a cidade brasileira com maior número de startups por habitante do País, o que confirma os dados divulgados pela Acate, que mostram que Santa Catarina abriga atualmente mais de 16 mil empreendedores e que o número de empresas de tecnologia subiu 3,42% entre 2015 e 2017. Considerando os últimos 30 anos, o crescimento foi de 10 mil %. A densidade de startups na capital catarinense é quase dez vezes maior do que na capital paulista. Em seguida, figuram outras cidades do Estado, como Chapecó e Joinville. Ainda segundo a Acate, o setor tecnológico já representa 5,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, com um faturamento de R$ 15,5 bilhões.

Outro ponto de destaque é o engajamento da comunidade e dos atores locais atuando ativamente no ecossistema, como Acate, Fundação Certi, Celta, Sapiens Parque, o próprio Sebrae através do Programa Startup SC, os empreendedores, grandes empresas e governos que têm atuação através de incentivos junto a leis de inovação e políticas para novos investimentos. Aqueles empreendedores que hoje são destaques com startups que cresceram devolvem a comunidade em contribuições como mentorias, apoios e engajamento de novos empreendedores.

Florianópolis também foi considerada a segunda melhor cidade para empreender segundo a terceira edição do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE 2016), realizado pela Endeavor. A capital também conta com formação de mão de obra qualificada em tecnologia, um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) e uma ótima qualidade de vida, o que atrai muitos profissionais, empreendedores e investidores.

O que apreender  com o ecossistema de tecnologia de Florianópolis 1

 

O Startup Summit levou ao Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira cerca de 2 mil pessoas de vários Estados e em especial de Santa Catarina e reforçou ainda mais a união do ecossistema, que celebrou os resultados do evento já com anúncio da próxima edição para agosto de 2019. E para nós, gaúchos, fica a lição do engajamento do ecossistema, afinal, como diz o ditado, “juntos somos mais fortes”, e esse é espírito de lá, ou seja, de união!

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: