Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Um dos principais passos ao iniciar uma startup é definir a equipe – e quanto mais complementares forem os perfis dos profissionais, mais chances de sucesso. O ideal é que entre os sócios haja uma combinação de conhecimentos. Por exemplo: se o modelo de negócio for um aplicativo para área hospitalar, que um dos sócios seja da área de tecnologia e outro da área da saúde; isso vai garantir conhecimento específico e também no desenvolvimento da solução.
A equipe de uma startup também é um dos principais pontos analisados pelos fundos de investimentos ou aceleradoras, pois o crescimento do negócio depende de um time engajado, com conhecimento e capacidade de execução. Muitas vezes, no olhar do investidor, os colaboradores e os sócios são mais importantes do que o próprio negócio, já que o modelo pode ser mudado, mas o perfil dos empreendedores precisa estar em sintonia com o que se espera.
Um estudo realizado em 2016 sobre o Panorama das Aceleradoras de Startups no Brasil, feito por dois professores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), apontou que o principal fator para uma startup não ser selecionada por uma aceleradora é a equipe inadequada, com 93,5% das respostas, seguido por demanda ineficaz e falta de escabilidade, com 51,6% cada. Isso demonstra o quanto a formação de um time forte é importante para o crescimento de uma startup.
Outro ponto importante é o tamanho da equipe. Nesse caso, vale ressaltar que um bom time não é sinônimo de quantidade, e sim de qualidade, com experiências somadas para atingir os objetivos. No início, vale apostar em um quadro de colaboradores enxuto, que pode ajudar a estruturar o negócio por ter mais sintonia, flexibilidade, capacidade de compartilhamento e rapidez nas decisões.
Curtiu? Quer saber mais?
Acesse o Curso Online – Formação de equipes como estratégia de sucesso
Veja Mais
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.