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Ellen Carbonari
Semente Negócios
Saber quem são suas personas é fundamental para o desenvolvimento do produto/serviço, para o marketing, para o processo de venda e, ainda, para a retenção de seus clientes. Você precisa compreender como suas personas se comportam em cada etapa. Assim, decisões estratégicas podem ser tomadas baseadas em dados e não em “achologias”.
As personas são a representação de clientes ideais; ao fazer sua descrição, é importante apresentar dados demográficos como idade, gênero, localização, escolaridade, estado civil, mas também hábitos, comportamentos e preferências de consumo. Busque conhecer histórias pessoais, motivações, desafios e preocupações que rondam suas personas. Fazendo as perguntas certas, este processo será estimulante, criativo e desafiador.
Dica: saia do prédio! Procure falar – de fato – com aquele/aquela que seria seu cliente ideal. Perceba o que engaja e o que não engaja essa pessoa e quais suas principais preocupações.
É possível perceber que a intenção e a jornada de compra de Manoel e Gabriela são diferentes. Provavelmente você precisará entender que papel os pais de Gabriela possuem na jornada de compra dela e deverá desenvolver estratégias que acelerem esse processo. O mesmo não será necessário com Manoel, que possivelmente apresentará outras objeções; para Manoel você possivelmente terá que comunicar seus anos de experiência de mercado e cases de sucesso.
Fazer este trabalho de exploração de personas de forma minuciosa e ativa (ou seja, ir para a rua e, de fato, entrevistar e falar com seus potenciais perfis) abre muitas portas! A primeira delas é a possibilidade de expandir o problema, ou seja, conseguir perceber a fundo o que incomoda o outro.
Uma vez que você conseguir, de maneira empática, coletar um volume considerável de dados sobre suas personas, algo mágico acontece: as opções de resolução do problema multiplicam! Por isso falamos tanto em explorar os problemas e não as soluções. Porque ao explorar problemas você abre possibilidades, não as fecha.
A dica é pegar sua base de clientes e observá-la. Que perfil ou perfis você tem aí? É o perfil que você quer atender? É um perfil que viabiliza o seu negócio? Se não for, cuidado: você precisa reavaliar seu produto, repensar seu posicionamento de mercado e entender porque está atraindo o público Y quando almeja X.
Ano passado, ao avaliar a base de compradores de uma cliente observamos sete perfis. Poucos ali eram interessantes e alinhados ao posicionamento que ela almejava. Após alguns testes de hipótese, redefinimos o posicionamento da marca e partimos para a construção do mapa de empatia e aplicação de questionários exploratórios para compreender comportamentos, atitudes, influenciadores, objeções, sonhos e entraves do novo público.
No próprio processo de entrevistas surgiram os primeiros quatro novos clientes (early adopters) com faturamentos expressivos e alinhados ao novo produto!
Criadas as personas, é hora de tomar decisões estratégicas de acordo com o perfil de cada uma delas. Aqui na Semente Negócios, repetimos com frequência a seguinte frase: “Erre rápido! Corrija rápido”. Ou seja: mãos à obra, é (passada) a hora de desenhar sua persona e alinhar suas ações de acordo. Bom trabalho!
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