Mais buscados: mEI credito SEI Boas praticas consultoria
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
A aliança entre finanças e tecnologia faz das Fintechs empresas que criam produtos e serviços inovadores. Nas palavras de Rodrigo Soeiro Ubaldo, presidente da Associação Brasileira de Fintechs (ABF), hoje, elas ajudam a viabilizar e impulsionar novas propostas de startups que têm mudado o mundo financeiro, validando negócios para acelerar a inovação.
De acordo com Ubaldo, para ser uma startup de fintech, a solução da área de serviços financeiros deve ser tecnológica, possuir a possibilidade de crescer expressivamente, ter uma ideia inovadora ou similar a um produto já existente e ser rentável, isto é, que tenha uma contrapartida financeira. Assim, as inovações podem atuar em duas frentes. Uma delas é baseada no confronto, na criação de uma empresa que atue como concorrente de outras instituições do mercado tradicional. A outra forma, entretanto, é complementar: consiste em oferecer soluções tecnológicas para instituições já existentes. “Acreditamos que os dois modelos mudam a dinâmica do mercado financeiro”, afirma Rodrigo.
O presidente da ABF explica que, se uma instituição tradicional inovar com uma fintech e atingir o consumidor final, o mercado irá mudar. “Ao mesmo tempo, aquela fintech que tem postura de confronto também impacta, beneficiando diretamente o consumidor e, consequentemente, gerando um movimento dos concorrentes”, explica Ubaldo. Quando uma empresa mexe com o seu oponente, isto é, ganha destaque no mundo de negócios em que estão inseridos, todos buscam por mudanças, seja por cópias ou soluções para competir.
As startups de fintech têm causado uma diferença no mercado Ubaldo esclarece que há uma variação pelas instituições que já existem, pois percebem que precisam se atualizar. E em relação ao momento que o Brasil se encontra, há benefício tanto para empresas inovadoras quanto para aquelas que se adaptam à tecnologia. “Na crise, se você partir para essas soluções, o benefício é claro. O consumidor final é quem ganha.”
Veja Mais
Notícias
10 de Fevereiro de 2025Sebrae RS organiza Missão Empresarial para a maior feira de alimentos e bebidas do Brasil
SAIBA MAIS10 de Fevereiro de 2025
ALI Produtividade: programa do Sebrae RS tem 450 vagas para empresas que buscam aumento de produtividade e faturamento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.