Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crédito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Inovação

Web Summit: as tendências em tecnologia e como se preparar para o futuro

atualizado em: 01/06/17
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Mais do que uma conferência, o Web Summit gerou novos investimentos em startups e conectou mais de 50 mil pessoas.

A oitava edição do Web Summit ocorreu entre os dias 7 e 10 de novembro de 2016, no Parque das Nações em Lisboa, Portugal, e já tem data marcada para sua nona edição, que acontecerá no mesmo local entre os dias 6 e 9 de novembro de 2017. Será o segundo ano da conferência em Portugal, que antes acontecia em Dublin, na Irlanda.

O Web Summit levou ao Parque das Nações 53 mil pessoas, 15 mil empresas, 1.490 startups, 7 mil CEOs, 1.330 investidores, 633 oradores e 2 mil jornalistas nos seus três dias e meio de programação. Foram 21 conferências com temas específicos – de saúde a esportes -, todos com as principais tendências de tecnologia e um olhar sobre o futuro. Outros destaques foram a exposição de startups e grandes players e os palcos de pitchs.

A primeira palestra do evento foi do CTO do Facebook, Mike Schroepfer, que abordou o futuro da companhia e lotou o auditório principal com mais de 20 mil pessoas. Também foram destaques no evento o ator Joseph Gordon-Levitt, o fundador do Tinder, Sean Rad, o ex jogador de futebol Figo e Dave McClure, líder da aceleradora americana 500 Startups.

A política esteve presente nos palcos. O evento aconteceu durante a apuração do resultado das eleições nos EUA e quando Trump foi declarado o presidente eleito houve protestos e revolta de alguns oradores e participantes. Dave McClure, da 500 Startups, pediu às pessoas que estavam sentadas no MEO Arena para se levantarem contra aquele que é o novo presidente norte-americano.

Web Summit Lisboa

Também se falou muito da “esperança” com o futuro, pois novas tecnologias trarão avanços em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana com tecnologias que auxiliam a vida dos idosos, ajudam crianças com deficiência a aprender e resolvem problemas das cidades.

Foram apresentados os carros autônomos que já são realidade, como citou o palestrante da BMW, e muitas soluções com o uso de inteligência artificial, como o Kubo-Robot, uma startup dinamarquesa que ganhou 100 mil euros da Portugal Ventures no concurso de pitchs do evento, que teve a participação de 200 startups. O Kubo-Robot ajuda crianças a aprenderem programação.

E o “medo” do futuro também foi abordado pois muitas tecnologias, como a inteligência artificial, vão substituir milhares de empregos. Será que os governos estão preparados para isso? Para alguns palestrantes isso é assustador, já que, ao mesmo tempo que as tecnologias evoluem, nada é feito para substituir esses empregos.

E como legado do evento ficou um fundo de um milhão de euros que a Comissão Europeia vai lançar para apoiar startups europeias. E outro fundo de 200 milhões que o Estado português lançou para poder coinvestir em empresas. Foram 53.056 QR Codes, muitas reuniões e um mundo de oportunidades.

As inscrições para a edição do Web Summit 2017 já estão abertas através do site https://websummit.com/. Boa oportunidade para conhecer as tendências em tecnologia e se preparar para o futuro próximo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: