Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito CONSULTORIA Boas praticas

Loading SEBRAE

Startup

Encontro

Web Summit: um review sobre a edição 2018

atualizado em: 24/12/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A tecnologia pauta o encontro, mas ao mesmo tempo em que se fala sobre inteligência artificial, também se fala do impacto dela na vida das pessoas

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

No Web Summit 2018, terceiro realizado em Lisboa, um dos maiores eventos de empreendedorismo e startups da Europa, sempre com um olhar para o futuro e para as tecnologias que estão impactando o mundo, os números aumentam a cada edição: este ano levou cerca de 70 mil pessoas de 159 países a participar dos três dias de evento. Foram 24 palcos, 1.200 palestrantes, 1.800 startups, 1.500 investidores tecnológicos, 2.600 jornalistas e 180 mil mensagens enviadas pelo aplicativo do evento.

A tecnologia pauta o encontro, mas ao mesmo tempo em que se fala sobre inteligência artificial, por exemplo, também se fala do impacto dela na vida das pessoas, o que dá um tom de humanização no evento sempre tendo um olhar do impacto tecnológico no mundo, nas cidades e nas pessoas. Neste sentido, muitos temas vieram fortes, como a igualdade de gêneros, a proteção de dados e as fake News, abordados por nomes como Sean Read, fundador do Tinder, Tony Blair, antigo Ministro do Reino Unido, e Vera Jourova, Comissária Europeia da Justiça.

Web Summit: um review sobre a edição 2018
Web Summit / Divulgação

Dados, gênero e política

A proteção de dados foi um dos temas mais discutidos, trazendo um alerta para as pessoas se preocuparem mais com seus dados pessoais e para as grandes empresas terem mais responsabilidade com os dados de seus clientes.

A igualdade de gêneros, também muito falada, teve uma das maiores plateias femininas, se comparadas a outros encontros similares, já que a organização do Web Summit disponibilizou 10 mil ingressos com 90% de desconto para mulheres, incentivando a participação feminina no evento.

Outros temas muito falados foram internet das coisas, blockchain e criptomoedas, carros voadores e o impacto das tecnologias nos governos. Sim, no Web Summit se fala muito em política.

Sophia: destaque do Web Summit

Uma das palestras mais aguardadas do evento foi da Sophia, uma robô humanoide que este ano trouxe ao palco com ela o Robô Ham e seu criador Bem Goertzel, Presidente da SingularityNet. Os robôs mostraram como a inteligência artificial evoluiu através do reconhecimento de expressões faciais, demonstrando sentimentos como felicidade e tristeza. Goertzel ressaltou que não devemos ter medo da inteligência artificial, mas estarmos sempre atentos a ela, e que tudo parte do que é ensinado aos robôs, devendo sempre buscar o lado do bem.

Grandes players

Os grandes players de tecnologia mundiais como Google, Amazon, Microsoft, IBM e Cisco estavam presentes no Web Summit apresentando suas tecnologias e lançando novas soluções,  e também gigantes de outros segmentos como Mercedez Bens, Volkswagen, EDP, Siemens e Accenture, que veem no evento uma oportunidade para se conectar com startups e novos talentos. Além desses, compareceram muitos fundos de investimentos, programas de atração de startups de diversos países e as áreas de exposição de startups selecionadas pelo evento, totalizando 1.800 startups.

Ao falar do Web Summit também é preciso lembrar do quanto a cidade de Lisboa e as pessoas se engajaram e se prepararam para receber o evento e também do quanto Portugal (e sua capital) tem trabalhado para se tornar um dos maiores hubs de tecnologia e startups da Europa. O governo português irá manter o encontro por mais 10 anos em Lisboa com um investimento anual de 11 milhões de euros pagos à organização do evento, estimando um retorno de mais de 300 milhões de euros/ano para a cidade. Além disso, também tem fortalecido programas de incentivo como os Editais Portugal 2020 e atração de novas startups através do Startup Visa e Startup Tech.

Que venha o Web Summit 2019!

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Agosto de 2019

Queijos, vinhos e doce de leite para degustar na Expointer

SAIBA MAIS

 

20 de Agosto de 2019

Empresas do setor metalmecânico expõem na Expointer

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/08/2019 11:17

Rastreabilidade e harmonização de sabores são atrações durante a Expointer 2019

Sebrae RS Podcast 20/08/2019 10:46

Evento em Ijuí dá dicas e mostra tendências da indústria da moda

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: