Mais buscados: MeI Credito Sei BOAS Praticas consultoria
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
No Web Summit 2018, terceiro realizado em Lisboa, um dos maiores eventos de empreendedorismo e startups da Europa, sempre com um olhar para o futuro e para as tecnologias que estão impactando o mundo, os números aumentam a cada edição: este ano levou cerca de 70 mil pessoas de 159 países a participar dos três dias de evento. Foram 24 palcos, 1.200 palestrantes, 1.800 startups, 1.500 investidores tecnológicos, 2.600 jornalistas e 180 mil mensagens enviadas pelo aplicativo do evento.
A tecnologia pauta o encontro, mas ao mesmo tempo em que se fala sobre inteligência artificial, por exemplo, também se fala do impacto dela na vida das pessoas, o que dá um tom de humanização no evento sempre tendo um olhar do impacto tecnológico no mundo, nas cidades e nas pessoas. Neste sentido, muitos temas vieram fortes, como a igualdade de gêneros, a proteção de dados e as fake News, abordados por nomes como Sean Read, fundador do Tinder, Tony Blair, antigo Ministro do Reino Unido, e Vera Jourova, Comissária Europeia da Justiça.
A proteção de dados foi um dos temas mais discutidos, trazendo um alerta para as pessoas se preocuparem mais com seus dados pessoais e para as grandes empresas terem mais responsabilidade com os dados de seus clientes.
A igualdade de gêneros, também muito falada, teve uma das maiores plateias femininas, se comparadas a outros encontros similares, já que a organização do Web Summit disponibilizou 10 mil ingressos com 90% de desconto para mulheres, incentivando a participação feminina no evento.
Outros temas muito falados foram internet das coisas, blockchain e criptomoedas, carros voadores e o impacto das tecnologias nos governos. Sim, no Web Summit se fala muito em política.
Uma das palestras mais aguardadas do evento foi da Sophia, uma robô humanoide que este ano trouxe ao palco com ela o Robô Ham e seu criador Bem Goertzel, Presidente da SingularityNet. Os robôs mostraram como a inteligência artificial evoluiu através do reconhecimento de expressões faciais, demonstrando sentimentos como felicidade e tristeza. Goertzel ressaltou que não devemos ter medo da inteligência artificial, mas estarmos sempre atentos a ela, e que tudo parte do que é ensinado aos robôs, devendo sempre buscar o lado do bem.
Os grandes players de tecnologia mundiais como Google, Amazon, Microsoft, IBM e Cisco estavam presentes no Web Summit apresentando suas tecnologias e lançando novas soluções, e também gigantes de outros segmentos como Mercedez Bens, Volkswagen, EDP, Siemens e Accenture, que veem no evento uma oportunidade para se conectar com startups e novos talentos. Além desses, compareceram muitos fundos de investimentos, programas de atração de startups de diversos países e as áreas de exposição de startups selecionadas pelo evento, totalizando 1.800 startups.
Ao falar do Web Summit também é preciso lembrar do quanto a cidade de Lisboa e as pessoas se engajaram e se prepararam para receber o evento e também do quanto Portugal (e sua capital) tem trabalhado para se tornar um dos maiores hubs de tecnologia e startups da Europa. O governo português irá manter o encontro por mais 10 anos em Lisboa com um investimento anual de 11 milhões de euros pagos à organização do evento, estimando um retorno de mais de 300 milhões de euros/ano para a cidade. Além disso, também tem fortalecido programas de incentivo como os Editais Portugal 2020 e atração de novas startups através do Startup Visa e Startup Tech.
Que venha o Web Summit 2019!
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.