Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Turismo

Hotel moderno

Tecnologia ajuda a tornar a gestão de hotelaria mais tranquila e inovadora

atualizado em: 16/01/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Diversos hotéis já passaram a implementar a possibilidade de realizar o check-in e receber o código para abrir o quarto pelo smartphone.

Estima-se que um terço dos gastos de uma viagem seja em hospedagem. A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta que potencializa a gestão da hotelaria. Dos estabelecimentos pequenos aos maiores, pensar a administração sem o apoio de softwares especializados pode tornar o controle de reservas e de recursos muito mais difícil. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser usadas para estabelecer a comunicação com os clientes (como e-mail e redes sociais), realizar o controle de chaves, orçamento, contabilidade, manipular dados de hospedagem (como as épocas do ano em que há mais ou menos demanda) e para o marketing, incrementando as vendas online.

O mais importante para um hotel ou pousada é um bom Sistema de Gestão Hoteleira (SGH). Para escolher o software, é necessário pensar em quais são as demandas específicas do negócio, o tamanho das operações e quais são os aspectos que querem ser automatizados. Para os pequenos estabelecimentos, o desenvolvimento de um sistema próprio pode ser uma boa opção, contratando empresas especializadas no tema. Itens como a facilidade de uso do sistema, a necessidade de compra de novas máquinas e a identificação dos locais onde ele será instalado devem ser levados em conta. Utilizar um SGH torna possível saber em tempo real quantos quartos estão ocupados, as vagas restantes e quais hóspedes chegarão no dia.

57_gcomgind_turismo_tecnologia-e-gestao-hoteleira_840x415

Um empreendedor atento às inovações da área faz com que seu negócio atenda melhor às expectativas dos clientes. Diversos hotéis já passaram a implementar a possibilidade de realizar o check-in por meio de apps e receber o código para abrir o quarto no próprio smartphone. Garantir uma boa conexão com a internet nos espaços públicos e nas acomodações faz com que o cliente se sinta menos frustrado ao tentar acessar streaming de vídeos ou trabalhar, por exemplo. Prestar atenção nas diferentes oportunidades de parcerias com empresas que vendem hospedagem pela internet também pode aumentar seu público.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: