Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Turismo

Consumidor

A jornada do turista

atualizado em: 23/12/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A jornada do turista é o processo que se inicia no momento da escolha do destino e segue até a etapa após a realização da viagem

A jornada do turista é o processo que se inicia no momento da escolha do destino e segue até a etapa após a realização da viagem. O turista moderno é imediatista, curioso, exigente e colaborativo. Com o advento da tecnologia, o público apaixonado por viagens busca e pesquisa informações sobre os destinos turísticos desejados e está conectado acompanhando a opinião das pessoas, as ofertas e os eventos.

Conheça o comportamento deste consumidor e as principais etapas de preparação para desfrutar o destino na jornada do turista:

Pré-viagem: primeiro momento da jornada do turista, que ainda não decidiu pelo destino

  • Independente e hiperconectado;
  • Valoriza a sustentabilidade, a responsabilidade social e humana;
  • Busca por experiências híbridas que possam ser vividas de forma real e virtual;
  • Absorve informações multicanais: imagens, vídeos, eventos, redes sociais, avaliações etc.;
  • Tem bastante engajamento nas redes sociais;
  • Deixa rastros na internet das suas pesquisas por viagens.

Planejamento: destino definido

  • Busca opiniões e referências;
  • Consome produtos e serviços de vários segmentos e gosta de combinar ofertas;
  • Tende a considerar mais as recomendações da sua tribo do que de canais institucionais.

Agendando: momento da compra da viagem

  • Faz uso de tecnologias utilizando múltiplas abas de pesquisa, mas tem preferência por dispositivos móveis;
  • Sente-se seguro para fazer compras online;
  • Realiza compras online de atividades adicionais com maior intensidade nos últimos sete dias que antecedem a viagem;
  • Busca sempre o melhor custo-benefício;
  • Não se prende aos prestadores de serviços tradicionais.

Chegando: conhecendo o destino

  • Está aberto a novas experiências e vivências;
  • Busca atividades em contato com a natureza e comunidade local;
  • Quer fazer parte da rotina do destino;
  • Faz uso da internet em todos os momentos de viagem.

Compartilhando: inspira outros viajantes

  • Busca lugares autênticos, criativos e inovadores;
  • Experimenta, interage, comenta e compartilha durante toda a jornada do turista;
  • Compartilha tudo, desde as experiências positivas até as negativas.

Aproveitando: durante a viagem

  • É curioso e busca conhecer e aproveitar todas as possibilidades oferecidas no local;
  • Deseja viver experiências únicas no destino;
  • Busca por atenção personalizada;
  • Produz e compartilha conteúdos sobre os destinos nas redes sociais;
  • É aberto a serviços e produtos compartilhados;
  • Valoriza a produção local;
  • Prefere visitar lugares que são referências pelos residentes locais.

Pós-viagem: ainda não terminou

  • Continua compartilhando as experiências (positivas ou não);
  • Recomeça a jornada do turista: pensa novo destino, pesquisa, interage, compartilha e consome.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: