Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Turismo

Tendências

As tribos de viajantes do futuro

atualizado em: 08/01/18
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A previsão é de que 1,8 bilhão de turistas internacionais viajem a cada ano, e na pesquisa os viajantes foram classificados em seis nichos

Viajar é uma atividade que atrai diferentes “tribos”, cada qual buscando experiências próprias. Daí a importância de se preparar para atender às demandas dos diferentes grupos e garantir negócios sustentáveis dentro desse segmento. Como forma de ampliar a visão dos empreendedores em turismo,  o “Future Traveller Tribes 2030” é um estudo obrigatório para quem quer conhecer o viajante do futuro com base em suas previsões de consumo. O relatório identifica as diferentes características de viajantes e como se preparar para atendê-los nos próximos 15 anos. A previsão é de que 1,8 bilhão de turistas internacionais viajem a cada ano, e na pesquisa os viajantes foram classificados em seis nichos. A seguir conheça um pouco mais sobre essas novas tribos de turistas para poder fazer bons negócios e boas viagens:

  • Buscadores de Capital Social: vão estruturar suas férias quase que exclusivamente com o público online, usando intensamente as redes sociais e levando muito a sério as recomendações dos usuários para tomar suas próprias decisões;
  • Turistas Culturais: planejam as férias como uma oportunidade de conhecer uma cultura exótica, mesmo sem o conforto dos destinos consagrados, onde o prazer das férias depende da autenticidade da experiência e do conhecimento adquirido;
  • Viajantes Éticos: farão planos de viagens com base em fatores morais, por exemplo, diminuindo sua emissão de carbono ou melhorando a vida dos outros. Eles podem agregar algum tipo de trabalho voluntário e escolhem empreendimentos turísticos de acordo com suas ações de responsabilidade social;
  • Buscadores de Simplicidade: preferem ofertas prontas e organizadas para evitar estresse durante a viagem. As férias representam momento de diversão com segurança;
  • Participantes por Obrigação: viajam por motivos específicos, como negócios, e podem ter restrição de tempo e orçamento. Esses viajantes utilizam a tecnologia para eliminar qualquer tipo de imprevisto;
  • Caçadores de Recompensa: estão apenas interessados em viagens agradáveis. Muitos querem algo que represente uma recompensa ou que ofereça uma experiência exclusiva e recompense o alto investimento em tempo e energia em sua vida profissional.

E você, já sabe qual tribo ou tribos sua empresa está pronta para atender? Já possui produto para esses clientes potenciais? E a comunicação de sua empresa está clara e com linguagem adequada? Vale aqui iniciar uma reflexão para identificar melhorias e para desenvolver novos serviços.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: