Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Turismo

Tendências

Novos sonhos, novas viagens: os destinos que serão mais procurados

05/11/18
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Cabe aos destinos e empreendedores no segmento compreenderem e explorarem seus diferenciais e criarem novas experiências

Novos sonhos, ideias e descobertas de novos lugares inspiram as próximas viagens. Analisando a evolução dos hábitos de turismo e informações de comportamento em nível global dos turistas, listamos a seguir o que estimulará as pessoas a conhecerem um novo destino.

Viagens para destinos inexplorados

Longe da superlotação de turistas. As cidades mais vazias e baratas têm encantado os viajantes, como locais históricos e importantes culturalmente.

Turismo culinário autêntico

Em 2017, a tendência era procurar por “comidas bonitas”, que pudessem facilmente gerar curtidas no Instagram. Para isso, as pessoas comiam nos melhores restaurantes do mundo. O futuro, por sua vez, tende ao oposto. A busca agora é por uma gastronomia cada vez mais barata, porém autêntica. De acordo com o “Momondo”, o local ideal para encontrar isso é em mercados e até mesmo com a comunidade local. Sites como “EatWith” e “MealSharing” permitem agendar refeições com moradores da região.

Viajar é conquistar

Turismo como “descoberta de si” e “descoberta local”. Os viajantes tendem a substituir os destinos clichês por locais desafiadores, como completar a maratona de Nova York, escalar o Monte Kilimanjaro e percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Essa onda cultural teve início em 2017 e consiste em “mergulhar” na cultura local, entrando em contato com a comunidade para adquirir conhecimento.

Trabalhar e viajar

Misturar o lazer com os negócios, já que as pessoas passam cada vez mais tempo em viagens a trabalho distantes de casa – seja para finalizar negócios ou por motivos pessoais, para conhecer o local. Parte disso se deve principalmente ao aumento da rede de internet sem fio pelo mundo, além dos avanços nas ferramentas de comunicação. Há, inclusive, um programa que dá dicas sobre como lidar com longas jornadas de trabalho fora de casa, como o “Remote Year”.

Viagem multigeracional

Maior interesse por viagens em família, geram procura por destinos com atrações para todas as idades.

Turismo consciente

Sustentabilidade é uma temática em alta no mundo todo. Mas agora o turismo tende a ser mais “consciente”, e os visitantes se interessam pelos impactos que sua viagem trará. Os turistas têm buscado destinos “eco-friendly”.

A evolução do luxo

O conceito evoluiu e está mais ligado à ideia de propósito. É a satisfação pessoal, jornada interior, viagem transformadora. A escolha é “quem eu quero ser” e não “para onde eu vou”. Mais do que conforto, serviço impecável e personalização, empresas precisam estar preparadas para oferecer experiências únicas e transformadoras em destinos exóticos, remotos ou pouco convencionais.

E é sempre bom lembrar: os viajantes buscam, além das viagens, aprendizados e experiências legítimas! Cabe aos destinos – e empreendedores no segmento – compreenderem e explorarem seus diferenciais e criarem novas experiências.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

14 de Novembro de 2018

Gaúchos participam da Feira Medica 2018, na Alemanha

SAIBA MAIS

 

14 de Novembro de 2018

Santa Cruz do Sul recebe curso Líder Coach

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2018 11:56

Insight 2018 marca a semana global do empreendedorismo no RS

Sebrae RS Podcast 13/11/2018 09:50

Lajeado recebe palestra para incentivar empresários locais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: