Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Sei Credito Consultoria boas Praticas

Loading SEBRAE

Turismo

Mercado

O apelo do turismo voltado aos amantes de aventura

atualizado em: 06/12/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O turismo de aventura tem como principais características viagens com experiências que apresentem limitado grau de risco, interação física com o ambiente e adrenalina

Desconectar, desafiar e superar são palavras-chave para entender os amantes da aventura, um segmento que tem se destacado com crescimento rápido em todo o mundo e com grande potencial no Brasil.

O turismo de aventura tem como principais características as viagens em que o intuito é viver uma experiência que apresente limitado grau de risco, com interação física com o ambiente e adrenalina. Algumas das atividades envolvidas incluem escalada, ciclismo, rafting e caminhada, mas o que mais chama a atenção é que esse turista está em busca de lugares remotos para também se desconectar e ainda ter uma imersão vivendo experimentos locais em cenários únicos.

O perfil dos amantes de aventura

Esse viajante não é definido por faixa etária, e sim por seu perfil psicológico – seu propósito: ele está em busca de ir além do limite e deixar sua zona de conforto para enfrentar algum desafio. Normalmente o amante de aventura busca viagens em grupo, com presença forte de jovens e mulheres, sozinhas ou com colegas (e não parceiros); normalmente elas têm entre 40 e 60 anos, recém-separadas, em busca de aventura e conexão.

Os entusiastas das viagens com alto teor de aventura preferem estar em um grupo restrito de pessoas. Eles esperam programas ativos, com busca de emoção, que sejam feitos sob medida e ofereçam suporte e segurança.

Bons exemplos no Rio Grande do Sul de destinos e produtos turísticos que foram desenvolvidos inspirados nos amantes de aventura são as experiências da Costa Doce, como a Rota dos Patrimônios 100% Natureza. Lá é possível fazer observação da vida silvestre (lobos marinhos, aves migratórias e botos) por meio de caminhadas por praias, lagoas e trilhas.

Aventurar-se de off-road, cavalgar pela noite e acampar na beira da praia são algumas das opções disponíveis para os adeptos dessa modalidade turísticas. Para completar a imersão, conhecer e visitar as unidades de preservação ambiental são boas pedidas para os amantes de aventura que buscam vivenciar a simplicidade e se desconectar do tempo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

02 de Abril de 2020

Coronavírus: Rodada Virtual de Oportunidades

SAIBA MAIS

 

02 de Abril de 2020

Pesquisa revela que 91% dos pequenos negócios já enfrentam queda no faturamento no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 26/02/2020 15:15

Mercado para micro e pequenas empresas é favorável no país

Sebrae RS Podcast 26/02/2020 14:40

Scanner Sebrae possibilita autoavaliação das empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: