Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI sei crEdito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Turismo

Mercado

O apelo do turismo voltado aos amantes de aventura

atualizado em: 06/12/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O turismo de aventura tem como principais características viagens com experiências que apresentem limitado grau de risco, interação física com o ambiente e adrenalina

Desconectar, desafiar e superar são palavras-chave para entender os amantes da aventura, um segmento que tem se destacado com crescimento rápido em todo o mundo e com grande potencial no Brasil.

O turismo de aventura tem como principais características as viagens em que o intuito é viver uma experiência que apresente limitado grau de risco, com interação física com o ambiente e adrenalina. Algumas das atividades envolvidas incluem escalada, ciclismo, rafting e caminhada, mas o que mais chama a atenção é que esse turista está em busca de lugares remotos para também se desconectar e ainda ter uma imersão vivendo experimentos locais em cenários únicos.

O perfil dos amantes de aventura

Esse viajante não é definido por faixa etária, e sim por seu perfil psicológico – seu propósito: ele está em busca de ir além do limite e deixar sua zona de conforto para enfrentar algum desafio. Normalmente o amante de aventura busca viagens em grupo, com presença forte de jovens e mulheres, sozinhas ou com colegas (e não parceiros); normalmente elas têm entre 40 e 60 anos, recém-separadas, em busca de aventura e conexão.

Os entusiastas das viagens com alto teor de aventura preferem estar em um grupo restrito de pessoas. Eles esperam programas ativos, com busca de emoção, que sejam feitos sob medida e ofereçam suporte e segurança.

Bons exemplos no Rio Grande do Sul de destinos e produtos turísticos que foram desenvolvidos inspirados nos amantes de aventura são as experiências da Costa Doce, como a Rota dos Patrimônios 100% Natureza. Lá é possível fazer observação da vida silvestre (lobos marinhos, aves migratórias e botos) por meio de caminhadas por praias, lagoas e trilhas.

Aventurar-se de off-road, cavalgar pela noite e acampar na beira da praia são algumas das opções disponíveis para os adeptos dessa modalidade turísticas. Para completar a imersão, conhecer e visitar as unidades de preservação ambiental são boas pedidas para os amantes de aventura que buscam vivenciar a simplicidade e se desconectar do tempo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

14 de Janeiro de 2021

Sebrae RS abre inscrições para 5ª edição do Projeto Energia Mais

SAIBA MAIS

 

13 de Janeiro de 2021

Sala do Empreendedor de Uruguaiana recebe Selo Prata

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/01/2021 18:04

Sebrae RS lança projeto para alavancar setor moveleiro da Serra Gaúcha

Sebrae RS Podcast 14/01/2021 18:03

Sebrae RS lança projeto para acelerar empresas do setor solar fotovoltaico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: