Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Turismo

Mercado de Trabalho

O perfil da mão de obra do turismo

atualizado em: 23/09/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A expectativa é que, em 2023, o setor seja responsável por 10,6 milhões de empregos diretos e indiretos

A cadeia produtiva do setor turístico no Brasil, segundo a World Travel & Tourism Council(WTTC), movimentou US$ 152,2 bilhões em 2016, o que corresponde à 11ª posição no ranking das maiores economias de turismo do mundo, com estimativa de crescimento de 3,3% até 2027.

O setor emprega diretamente algo em torno de 3 milhões de pessoas nas áreas de hotelaria, companhias aéreas, agências de viagens, restaurantes e lazer. A expectativa é que, em 2023, o setor seja responsável por 10,6 milhões de empregos diretos e indiretos, o que representará 9,5% do total de empregos (MTUR).

De acordo com a pesquisa realizada pela CNC – Confederação Nacional do Turismo, Serviço e Turismo, o setor tem uma porcentagem maior de trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos (17,4%), em comparação com a média do mercado de trabalho (16,2%). O turismo é intensivo em mão de obra e absorve trabalhadores com diferentes níveis educacionais.

Mão de obra qualificada

Observa-se também que os profissionais do setor têm se qualificado mais rapidamente que a média dos trabalhadores. Segundo a pesquisa, o aumento da qualificação no turismo segue as exigências de profissionalização do mercado e implica em melhores remunerações.

No RS, conforme dados do Observatório de Turismo da SEDACTEL, que avaliou os dados da RAIS (2017), são 115.245 empregados formais, que representam 4% sobre o total de empregos da economia gaúcha, e 5,3% do total de empregados do setor de serviços do RS. As atividades de alimentação e hospedagem somam juntas 76,40% dos empregos gerados pelo setor.

O gênero feminino predomina nas atividades de alimentação, hospedagem e agências de viagens, a faixa etária predominante em todas as atividades do setor é de 30 a 39 anos; quanto à escolaridade, 55,9% dos empregados possuem ensino fundamental e 71,3% recebeu até 2 salários mínimos em 2016. A análise do observatório também foi realizada por região turística e está disponível aqui.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: