Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crEdito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Turismo

Mercado de Trabalho

O perfil da mão de obra do turismo

atualizado em: 23/09/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A expectativa é que, em 2023, o setor seja responsável por 10,6 milhões de empregos diretos e indiretos

A cadeia produtiva do setor turístico no Brasil, segundo a World Travel & Tourism Council(WTTC), movimentou US$ 152,2 bilhões em 2016, o que corresponde à 11ª posição no ranking das maiores economias de turismo do mundo, com estimativa de crescimento de 3,3% até 2027.

O setor emprega diretamente algo em torno de 3 milhões de pessoas nas áreas de hotelaria, companhias aéreas, agências de viagens, restaurantes e lazer. A expectativa é que, em 2023, o setor seja responsável por 10,6 milhões de empregos diretos e indiretos, o que representará 9,5% do total de empregos (MTUR).

De acordo com a pesquisa realizada pela CNC – Confederação Nacional do Turismo, Serviço e Turismo, o setor tem uma porcentagem maior de trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos (17,4%), em comparação com a média do mercado de trabalho (16,2%). O turismo é intensivo em mão de obra e absorve trabalhadores com diferentes níveis educacionais.

Mão de obra qualificada

Observa-se também que os profissionais do setor têm se qualificado mais rapidamente que a média dos trabalhadores. Segundo a pesquisa, o aumento da qualificação no turismo segue as exigências de profissionalização do mercado e implica em melhores remunerações.

No RS, conforme dados do Observatório de Turismo da SEDACTEL, que avaliou os dados da RAIS (2017), são 115.245 empregados formais, que representam 4% sobre o total de empregos da economia gaúcha, e 5,3% do total de empregados do setor de serviços do RS. As atividades de alimentação e hospedagem somam juntas 76,40% dos empregos gerados pelo setor.

O gênero feminino predomina nas atividades de alimentação, hospedagem e agências de viagens, a faixa etária predominante em todas as atividades do setor é de 30 a 39 anos; quanto à escolaridade, 55,9% dos empregados possuem ensino fundamental e 71,3% recebeu até 2 salários mínimos em 2016. A análise do observatório também foi realizada por região turística e está disponível aqui.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: