Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Turismo

Mercado

O turista da melhor idade

atualizado em: 03/07/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Atender bem este perfil de turista, que é economicamente interessante, é também uma forma de promover a inclusão social

A população de idosos do Brasil deve ultrapassar 65 milhões de pessoas até 2050, conforme o levantamento realizado pelo Banco Mundial, intitulado como “Envelhecendo em um Brasil mais Velho”. O aumento da expectativa da vida dos brasileiros já é uma realidade, e está impulsionando muitas atividades econômicas e gerando novas oportunidades voltadas à melhor idade.

No turismo, não poderia ser diferente. Segundo dados da ABAV (Associação Brasileira de Viagens), os idosos correspondem a 15% da carteira de clientes e, de acordo com um levantamento da Fundação Instituto de Administração, 32,9% das pessoas acima de 60 anos viajam de duas a três vezes por ano, e 46,7% permanecem menos de sete dias no destino escolhido.

Fica claro que é um grande nicho de mercado. Mas as empresas estão preparadas para atender este púbico de forma respeitosa, considerando as necessidades de atendimento que o tempo impõe?

o turista da melhor idade

Confira 7 dicas para melhorar o atendimento ao turista da melhor idade

1) Atenção e diálogo

Saber se relacionar com pessoas e dar mais atenção do que o usual é fundamental, pois os mais velhos em geral gostam de dialogar e serem bem tratados. Não basta falar sobre preço de um pacote e encerrar a compra. É necessário pensar nas demais necessidades e oferecer serviços que proporcionem segurança e tranquilidade.

2) Conveniência

Disponibilizar check-in antecipado para evitar filas além dos aeroportos, ficha médica com remédios utilizados e seguro viagem estão entre os serviços que os turistas da terceira idade gostariam que as agências oferecessem.

3) Sociabilização

Oferecer atividades de relacionamentos e convivência, muitas vezes, fazer novas amizades é a grande expectativa de uma viagem.

4) Cuidados especiais

Com o tempo a sensibilidade dos sentidos do toque, do paladar, da visão, audição e olfato mudam. É preciso repensar se a forma que oferecemos os produtos e serviços está considerando estes aspectos.

5) Acessibilidade

É fundamental fazer algumas adequações na estrutura e mobiliário, conforme previsto na NBR 9050:2004, como remoção de barreiras arquitetônicas, móveis ergonômicos, iluminação suficiente nos hotéis e nas áreas de acesso, folders, guias, menus, sinais e símbolos fáceis de ler e entender, comunicação oral igualmente compreensível são algumas facilidades que devem ser oferecidas ao turista de terceira idade.

6) Transporte

Além de veículo adequado, vale lembrar-se das dificuldades de mobilidade  para subir e descer do ônibus ou para acessar e dos cuidados como oferecer mais paradas durante o trajeto, pois é comum entre os idosos sofrer incontinência urinária.

7) Atividades físicas

Proporcionar e estimular atividades que contribuam para o bem-estar de sua saúde.

É importante a compreensão do mercado sobre as limitações dessa faixa etária, pois elas existem e são frutos de um processo natural de envelhecimento. Atender bem este perfil de turista, que é economicamente interessante, é também uma forma de promover a inclusão social.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Turismo

Tendências

O novo luxo no turismo

Turismo

Criação de Valor

Ofertando experiências. Até quando?

Notícias

19 de Setembro de 2019

Sebrae RS participa da revitalização criativa do 4º Distrito

SAIBA MAIS

 

19 de Setembro de 2019

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/09/2019 12:07

Sebrae RS traz de Chicago principais tendências para o setor de alimentação fora do lar

Sebrae RS Podcast 11/09/2019 15:42

Sebrae promove estande coletivo na maior feira de vinhos profissional da América Latina

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: