Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crédito SEI BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Turismo

Planejamento

Pontos de atenção para empresas de turismo

atualizado em: 06/06/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Oferecer um serviço que vá além da qualidade, oportunize uma boa experiência e use a criatividade para criar novas razões de ser visitado é um bom caminho

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Anualmente, realizamos uma sondagem online com as empresas de turismo que são atendidas pelo Sebrae RS. A intenção é acompanhar a dinâmica de mercado, aspectos gerenciais e expectativas dos empresários para o ano. A maior participação nas respostas é das agências de viagens e restaurantes, depois os organizadores de eventos, meios de hospedagem e produtores rurais que atuam no setor.

Compartilho neste artigo três pontos que são fundamentais para os negócios e podem melhorar o desempenho das empresas de turismo.

1) Gestão de clientes

Para 72,3% das empresas de turismo, conhecer o perfil do cliente é importante, e 64,6% percebem a relevância de manter relacionamento através das redes sociais. No entanto 41,5% da amostra, não realiza nenhuma ação neste sentido. Esse dado mostra o quanto as empresas estão distantes e perdem a oportunidade de criar conexões com seus clientes, de compreender suas necessidades e motivações. Portanto, a dica é dar mais valor ao relacionamento presencial sendo hospitaleiro, e fazer ações de pós-venda com seus clientes.

Um bom início é prestar atenção nos dados cadastrais dos clientes, que muitas vezes não são utilizados. Ações mínimas como felicitar o aniversário ou uma data importante, agradecer a presença, buscar sugestões são facilmente implementadas e mostram a atenção da empresa com o cliente.

pontos de atenção para empresas de turismo

2) Promoção e marketing

As ações de promoção e marketing são fundamentais para atrair novos clientes e promover o destino. No entanto apenas 32,3% das empresas de turismo realizam ações de promoção. Percebe-se uma inércia neste aspecto, em que boa parte das empresas fica esperando o cliente bater na porta.

Em pesquisa realizada para o Sebrae pelo IPM – Instituto de Pesquisa de Mercado da UNISINOS, 80% dos turistas dizem que não sabem o que tem para fazer quando viajam pelo RS. Ou seja, está faltando informar de forma clara e nos canais certos. O ponto de partida é entender o perfil e segmentar os clientes, criando uma estratégia de comunicação adequada e contínua.

3) Produtos e serviços

O lançamento de novos produtos e serviços é fundamental para motivar turistas e novos visitantes. Percebe-se que menos de metade das empresas de turismo priorizam o lançamento de novos produtos e 55% acreditam que possuem produtos diferenciados. Nesse ponto vale se perguntar: se eu fosse um turista voltaria para a mesma cidade? Para o mesmo hotel? Mesmo restaurante?

Empresas de turismo e a inovação

Oferecer um serviço que vá além da qualidade, oportunize uma boa experiência e use a criatividade para criar novas razões de ser visitado é um caminho que vale a pena ser perseguido. Algumas empresas de turismo estão inovando bastante neste aspecto, agregando tecnologias, exclusividade e aproveitando a sazonalidade de alguns produtos para oferecer novos produtos e serviços.

Prestar atenção nesses pontos não é novidade, mas agir de forma permanente muitas vezes é um desafio. Hoje em dia plataformas e aplicativos faturam bilhões porque entenderam isso e aprenderam conectar as necessidades dos turistas com as pontas que estavam soltas na hora de planejar as viagens.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria avança no desenvolvimento do turismo local com oficina do COMTUR

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: