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Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
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Anualmente, realizamos uma sondagem online com as empresas de turismo que são atendidas pelo Sebrae RS. A intenção é acompanhar a dinâmica de mercado, aspectos gerenciais e expectativas dos empresários para o ano. A maior participação nas respostas é das agências de viagens e restaurantes, depois os organizadores de eventos, meios de hospedagem e produtores rurais que atuam no setor.
Compartilho neste artigo três pontos que são fundamentais para os negócios e podem melhorar o desempenho das empresas de turismo.
Para 72,3% das empresas de turismo, conhecer o perfil do cliente é importante, e 64,6% percebem a relevância de manter relacionamento através das redes sociais. No entanto 41,5% da amostra, não realiza nenhuma ação neste sentido. Esse dado mostra o quanto as empresas estão distantes e perdem a oportunidade de criar conexões com seus clientes, de compreender suas necessidades e motivações. Portanto, a dica é dar mais valor ao relacionamento presencial sendo hospitaleiro, e fazer ações de pós-venda com seus clientes.
Um bom início é prestar atenção nos dados cadastrais dos clientes, que muitas vezes não são utilizados. Ações mínimas como felicitar o aniversário ou uma data importante, agradecer a presença, buscar sugestões são facilmente implementadas e mostram a atenção da empresa com o cliente.

As ações de promoção e marketing são fundamentais para atrair novos clientes e promover o destino. No entanto apenas 32,3% das empresas de turismo realizam ações de promoção. Percebe-se uma inércia neste aspecto, em que boa parte das empresas fica esperando o cliente bater na porta.
Em pesquisa realizada para o Sebrae pelo IPM – Instituto de Pesquisa de Mercado da UNISINOS, 80% dos turistas dizem que não sabem o que tem para fazer quando viajam pelo RS. Ou seja, está faltando informar de forma clara e nos canais certos. O ponto de partida é entender o perfil e segmentar os clientes, criando uma estratégia de comunicação adequada e contínua.
O lançamento de novos produtos e serviços é fundamental para motivar turistas e novos visitantes. Percebe-se que menos de metade das empresas de turismo priorizam o lançamento de novos produtos e 55% acreditam que possuem produtos diferenciados. Nesse ponto vale se perguntar: se eu fosse um turista voltaria para a mesma cidade? Para o mesmo hotel? Mesmo restaurante?
Oferecer um serviço que vá além da qualidade, oportunize uma boa experiência e use a criatividade para criar novas razões de ser visitado é um caminho que vale a pena ser perseguido. Algumas empresas de turismo estão inovando bastante neste aspecto, agregando tecnologias, exclusividade e aproveitando a sazonalidade de alguns produtos para oferecer novos produtos e serviços.
Prestar atenção nesses pontos não é novidade, mas agir de forma permanente muitas vezes é um desafio. Hoje em dia plataformas e aplicativos faturam bilhões porque entenderam isso e aprenderam conectar as necessidades dos turistas com as pontas que estavam soltas na hora de planejar as viagens.
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