Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Turismo

Oportunidades

Portugal inspira enoturismo gaúcho

atualizado em: 06/08/18
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
15 vinícolas dos projetos de enoturismo gaúcho conheceram as melhores práticas deste destino

Nos últimos anos, Portugal cresceu como uma das principais economias do turismo. O país está entre os 20 mais visitados do mundo, recebendo uma média de 13 milhões de turistas estrangeiros anualmente.

Segundo Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo de Portugal, “o turismo não existiria hoje se não houvesse vinho, que é o grande embaixador de marca no mundo e grande fator de atração: 2,5 milhões de turistas vêm a Portugal atraídos pelo enoturismo e 80% dos que nos visitam dizem que irão voltar pela gastronomia e pelos nossos vinhos”.

Por essas razões, realizamos no mês de maio uma missão de benchmarking que levou 15 vinícolas dos projetos de enoturismo gaúcho para conhecerem as melhores práticas deste destino consolidado. Foram muitos os aprendizados na missão. Compartilharei aqui alguns pontos como inspiração:

Portugal inspira enoturismo gaúcho 1

  • A promoção do território é prioridade. Fortalecer a região, as qualidades e os diferenciais e cultura. A marca do produto ou da empresa passa a ser secundário.
  • Disponibilizar uma oferta integrada de serviços para os turistas. Em algumas vinícolas, é possível agendar o jantar em um bom restaurante, passear de balão, barco ou praticar ioga. A ideia é oferecer facilidades ao turista oportunizando um conjunto de vivências complementares, com o apoio e parcerias com as empresas da região.
  • A participação dos brasileiros no enoturismo português é em torno de 30%, chegando até a 60% em alguns casos. Esse dado é importante e nos faz refletir sobre o grande mercado local que ainda não conhece a qualidade do vinho nacional e as regiões produtoras. É necessário interagir com esse potencial consumidor, pois a grande motivação para visitar as vinícolas é criar relacionamento com as marcas que conhecem e admiram.
  • A relação entre as regiões vitícolas é positiva, e reforça a complementaridade de produtos e estilos através da marca Vinhos de Portugal.
  • O novo posicionamento do setor do vinho, buscando criar uma relação com o estilo de vida dos consumidores mais jovens, “lifestyle”.
  • O vinho como aliado da saúde, do bem-estar e da espiritualidade. Proporcionar experiências muito além das degustações e criar produtos e serviços que cuidem do “corpo e da alma”.
  • O orgulho do território e pertencimento é explorado com storytelling. As histórias são contadas, valorizando os fatos do passado e a relação do homem com a terra e o vinho.
  • A forte valorização da produção local, saudável e orgânica em hotéis, restaurantes e vinícolas deixa claro que este é o caminho a ser seguido quando se trata de enoturismo.
  • O forte apoio do poder público e entidades de classe para promover e educar para a cultura do vinho e do turismo
  • O design e a arte, como fatores de diferenciação e agregação de valor, promovem a cultura e criam novas experiências.
  • A importância de valorizar os vinhos do Brasil num discurso organizado e fortalecido iniciando dentro do próprio setor. Não podemos difamar outras regiões. Precisamos de uma união setorial e de um discurso coletivo.

Como se vê, para avançar e se consolidar como um destino de enoturismo não basta ter apenas uma bela paisagem e um bom vinho. É também importante ter autenticidade, valorizar a cultura e o território com excelentes serviços de gastronomia, hospedagem e serviços em busca de uma nova trajetória para elevar o patamar.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: