Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei CREDITO CONSULTORIA Boas praticas

Loading SEBRAE

Turismo

Diversificação

Seis impulsionadores para aumentar o fluxo de turistas

07/05/18
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Juntas, Região da Uva e do Vinho e Região das Hortênsias respondem por 83,87% da demanda. Por outro lado, há muito mais para ser visitado e para se encantar em solo gaúcho

O Rio Grande do Sul é um dos principais destinos de férias de muitos brasileiros. Segundo o TripAdvisor, a cidade de Gramado (Região das Hortênsias) é a mais lembrada quando se trata de turismo de lazer. De acordo com o Observatório de Turismo, Bento Gonçalves (Região da Uva e do Vinho) destaca-se também como um dos destinos mais ofertados pelas maiores operadoras de turismo nacional. Juntas, essas regiões respondem por 83,87% da demanda, conforme gráfico abaixo.

 

 

 

Por outro lado, há muito mais para ser visitado e para se encantar em solo gaúcho.

A seguir, serão relacionadas oportunidades que podem alavancar ainda mais o turismo no Rio Grande do Sul:

  • Riqueza natural: a beleza e a variedade das paisagens com serras, montanhas, cânions, campos e o bioma Pampa proporcionam inúmeras alternativas para atividades turísticas, seja de contemplação, como a observação de aves, seja para prática de esportes junto à natureza.
  • Eventos de negócios e lazer: um calendário de eventos com abrangência nacional como Expointer, Movelsul, Natal Luz e Festival de Cinema atraem muitos visitantes. Esta é uma grande oportunidade de aproveitar este fluxo para apresentar novas opções de turismo no Estado. Além disso, os eventos movimentam a economia local. Conforme estudo realizado pela PUC/RS, os eventos realizados na capital em 2015 geraram de forma direta e indireta um impacto de R$ 125.073.476 na cidade. Além disso, promover um evento setorial é o reconhecimento de que o Estado ou região é vanguarda no tema. Quais outras oportunidades poderiam ser exploradas além do agronegócio e indústria moveleira ou calçadista?
  • Riqueza cultural e tradição do gaúcho:  a riqueza cultural proveniente do processo de imigração de diferentes etnias e o contato com a cultura e a hospitalidade do gaúcho, das lidas de campo, da roda de mate ao pé do fogo e do saber fazer local. Como oportunizar que turistas tenham estas experiências de forma legítima e autêntica? Simples: conversando com as pessoas locais, ouvindo a nossa música, tendo acesso à nossa cultura e à nossa dança. Não como intrusos, e sim como convidados.
  • Gastronomia regional: a boa mesa nunca esteve tão em alta como atualmente. Basta verificar quantos programas de televisão abordam o tema. Esta é uma ótima oportunidade de valorizar a boa gastronomia regional, destacando as receitas de família e os produtos locais. Aproveitar esta onda, através de festivais, cardápios da estação e receitas exclusivas pode motivar as pessoas a descobrirem ou reencontrarem novos sabores e aromas.
  • Um grande time: a boa prestação de serviço está baseada na qualidade e na cordialidade do atendimento. Boas equipes e formação de profissionais competentes para o setor são proporcionados através da ampla rede de universidades, instituições e escolas técnicas que atendem às demandas do setor. Aproveitar esses profissionais e valorizá-los poderia garantir bons resultados para a sua empresa.
  • Localização geográfica: para muitos turistas, viajar ao Sul do Brasil requer uma logística mais cansativa em função da distância.  Porém, incluir o Rio Grande do Sul em roteiros integrados com a Argentina e o Uruguai, em função da proximidade, pode ser interessante. Anualmente, conforme dados do Observatório de Turismo, entram, em média 1.100 mil turistas do Mercosul pelo Estado que pouco são provocados para conhecer as opções de lazer que possuímos.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Novembro de 2018

Gilberto Porcello Petry é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2018

Chef Henrique Fogaça encerra a programação do Seminário Transformando a Gastronomia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:25

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor encerra etapa regional na capital

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:20

São Francisco de Assis recebe Rodada Regional para produção local

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: