Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA
Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
A economia colaborativa rompeu com muitos conceitos de negócios até então consolidados. No transporte, os táxis se viram diante de um app que oferece viagens com motoristas particulares e preços competitivos. As agências de viagem se encontram em um novo desafio com a popularização e dos serviços como AirBnB. Este aplicativo oferece ao turista opções de aluguel de quartos ou apartamentos inteiros durante sua viagem, com a negociação feita sem o intermédio de um agente de viagens. Aplicativos que buscam e comparam preços de quartos em hotéis e pousadas também se popularizam, provocando transformações no papel dos intermediários no planejamento de uma viagem.
Essas mudanças de comportamento fazem com que as agências de turismo tenham que reinventar suas ações no mercado. Se antigamente a principal função das agências era oferecer pacotes de viagens, agora a tendência para bater de frente com a concorrência está no chamado turismo de experiência. Nesta modalidade, o cartão postal é deixado de lado e o foco passa a ser desfrutar de novas vivências, como um nativo do local.
Este segmento de turismo é focado em um público com maior poder aquisitivo, que já está acostumado a viajar e que agora busca por algo diferente. Um levantamento do Ministério do Turismo mostra que o turista que investe neste tipo de viagem possui entre 35 e 50 anos e pertence às classes A ou B.
As opções são diversificadas, e as mais populares são rotas gastronômicas, como um piquenique no interior da França ou caçar trufas brancas na Itália. Mas também é possível pilotar pela Rota 66, nos Estados Unidos, ou até mesmo ir atrás de ursos polares e auroras boreais no Canadá. Estes exemplos podem inspirar a criação e desenvolvimento de novos produtos com maior valor agregado no Brasil e no RS, tudo depende da criatividade, qualidade e do bolso do cliente.
Veja Mais
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.