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Turismo

Novo ano, novos desafios

Três dicas quentes para planejar 2018

atualizado em: 30/01/18
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

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Entender como foi o comportamento do ano passado é fundamental

Para contribuir neste processo de planejamento, convidamos o consultor Thomas Hartmann para fazer a palestra online “2017 acabou! Como vender mais em 2018?”Quem perdeu pode acessar o portal do Sebrae RS e assistir às dicas quentes que o nosso expert apresentou. E para você ficar ainda mais curioso, destacarei aqui três dicas que valem muito a reflexão.

  • Aprenda com 2017

Entender como foi o comportamento do ano passado é fundamental. Comece recuperando dados e informações, como, por exemplo: Como foi o desempenho da empresa durante o ano, na baixa e na alta temporada? Quais os indicadores de receita, giro, ocupação e lucratividade? Como foram as vendas, comparando os trimestres do ano? Quais foram os dez maiores clientes, quais deles compraram em 2017 menos que em 2016 e por quê? Como foi o fluxo turístico na sua cidade de atuação em relação aos anos anteriores? Qual foi o concorrente que se destacou? Como foi o desempenho das ações de promoção e quais trouxeram mais vendas? Quais ações contribuíram para o reconhecimento da marca? Quais ações tiveram menos resultado? Ter estas respostas e compreender as razões que as influenciaram são fundamentais para planejar o futuro.

  • Defina aonde quer chegar

Construa a estratégia de crescimento para este ano, planeje como aumentar a quantidade vendida ou a tarifa média. Para isso, lembre-se de fortalecer e qualificar os canais diretos, manter uma excelente reputação online, criar pacotes com maior valor agregado, desenvolver serviços complementares e, principalmente, conheça seu cliente. O fato de conhecê-lo contribuirá nas vendas adicionais e em sua fidelização. Outra dica simples é analisar o calendário e a programação do destino, planejando um papel mais ativo da empresa.

  • Priorize

Comece criando uma lista dos clientes mais importantes e então estabeleça um programa de retenção. Crie um plano de ação para seus clientes que compraram menos e escolha novos clientes para prospectar.

 

> Quer saber mais?

Assista à Palestra online – 2017 acabou. Como aumentar as vendas para 2018?

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