Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Turismo

Marketing Digital

Três erros e três boas práticas nas redes sociais para marcas de turismo

atualizado em: 18/04/19
Marta Poggi e Borges

Marta Poggi e Borges

Consultora, autora, blogueira e palestrante | Blog Agente no Turismo e Strategia Consultoria 

COMPARTILHE
Muitos ainda utilizam essas ferramentas de forma amadora e, consequente- mente, sem resultados

Em geral, empresas do setor de turismo já utilizam as redes sociais para promover suas marcas e seus produtos. No entanto, muitos empreendimentos ainda utilizam essas ferramentas de marketing digital de forma amadora e, consequentemente, sem resultados.

Assim, aponto os três erros mais comuns cometidos pelas empresas do setor de turismo nas redes sociais e na sequência três boas práticas para ter sucesso nesses canais.

1. Não planejar suas redes sociais

Erro – considero a falta de planejamento o principal erro cometido pelas empresas de turismo e também o mais grave. É fundamental definir quais os objetivos da marca em cada plataforma, qual é o público-alvo que se está buscando e a melhor rede social para “conversar” com esse público.

Boa prática – elabore o Plano de Ação para as Mídias Sociais, que é bem simples: defina o seu objetivo com as redes sociais, o público-alvo que pretende atingir, a plataforma ideal e quem será o responsável para gerenciar as redes sociais. Se sua empresa tem alguém qualificado para o trabalho, ótimo. Se não, é fundamental capacitar alguém ou terceirizar.

Três erros e três boas práticas nas redes sociais para marcas de turismo

2. Não produzir conteúdo relevante

Erro – rede social é relacionamento, conversa. Para sua empresa conseguir engajamento com o público-alvo, é preciso criar bons diálogos, e isso é feito com a produção de bons conteúdos, apesar de este ser um dos maiores desafios. Se sua empresa atua no segmento de aventura, pode, por exemplo, tratar de temas como segurança, sustentabilidade, modalidades de esportes e atividades de aventura, etc.

Boa prática – especialistas de marketing digital indicam a regra 80/20 para ter sucesso nas redes sociais. Isto significa que 80% dos posts devem contemplar conteúdos interessantes para o seu público e 20% deles podem ser oferta. Outra boa prática importante é explorar conteúdos em vídeo, que é o formato que os usuários mais curtem e compartilham. Vale lembrar que tanto no Facebook como no Instagram é possível explorar vídeos ao vivo.

3. Não usar as hashtags adequadas

Erro – as hashtags funcionam como marcadores de palavras-chave e são fundamentais em algumas redes sociais como Instagram, Twitter e LinkedIn. Os usuários fazem buscas de palavras e até seguem determinadas # porque se interessam por determinados assuntos. É dessa forma que novos seguidores descobrem o seu perfil e começam a seguir sua marca.

Boa prática – faça uma relação das principais # referentes ao seu negócio para facilitar as postagens no dia a dia. Outras # devem ser incluídas em postagens específicas, como, por exemplo, o nome do produto que está postando. No caso de um restaurante, algumas # entram em todos os posts (marca, nome do destino, tipo de comida, etc.), e você pode acrescentar a # de um prato ou da bebida, como #cervejaartesanal.

Essas são algumas dicas para sua empresa obter resultados com as redes sociais. É importante entender que as mídias sociais são excelentes ferramentas para promover o setor de turismo, desde que utilizadas de forma estratégica e com profissionalismo. Bom trabalho e bons negócios!     

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Turismo

Tendências

O novo luxo no turismo

Notícias

19 de Setembro de 2019

Sebrae RS participa da revitalização criativa do 4º Distrito

SAIBA MAIS

 

19 de Setembro de 2019

Seminário Empretec acontece em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/09/2019 12:07

Sebrae RS traz de Chicago principais tendências para o setor de alimentação fora do lar

Sebrae RS Podcast 11/09/2019 15:42

Sebrae promove estande coletivo na maior feira de vinhos profissional da América Latina

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: