Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crEdito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Turismo

Inteligência de mercado

Três formas de usar os dados de clientes a seu favor

atualizado em: 19/02/18
Thomas Hartmann

Thomas Hartmann

Prosperitas Consultoria e Professor na Faculdade Decision de Negócios

COMPARTILHE
Para enfrentar a sazonalidade, duas estratégias comuns são atrair novos visitantes e estimular visitas de clientes antigos. Vamos focar aqui na segunda estratégia

A maioria das empresas de turismo costuma ir bem na alta temporada, ou aos finais de semana, mas enfrenta grande queda em outros períodos. Para enfrentar a sazonalidade, duas estratégias comuns são atrair novos visitantes e estimular visitas de clientes antigos. Vamos focar aqui na segunda estratégia.

Quantas pessoas visitaram sua empresa no último mês? E nos últimos anos? O primeiro passo para estimular novas visitas de turistas que já estiveram em sua empresa é criar um cadastro de clientes informatizado. Comece com dados básicos, tais como:

Nome /E-mail /Data da visita / Canal em que comprou a viagem

Listas de clientes custam caro. Empresas como Serasa Experian e Notify cobram até R$ 0,65 por cada nome gerado. Você também pode desenvolver anúncios para estimular cadastros em redes sociais, como no Facebook. Mesmo assim, dificilmente terá despesa abaixo de R$ 0,30 por nome.

Como o Ministério do Turismo exige dos Meios de Hospedagem o preenchimento da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, muitos turistas já se acostumaram a ceder seu cadastro. Você terá poucas objeções se questionar estas informações.

Com o cadastro feito, apenas com os quatro campos sugeridos, você pode:

  1. Enviar e-mail após a saída do turista, indicando atrações locais para uma nova viagem. Peça que avalie sua empresa no TripAdvisor, no Facebook e no Google Maps.
  2. Enviar e-mail com cupom de desconto, válido caso retorne com familiares, amigos ou se viajar na baixa temporada. Você também pode oferecer desconto para quem comprou via canal indireto, estimulando a próxima compra via seu site ou telefone.
  3. Criar um público personalizado enviando o cadastro de seus clientes para o Facebook. A partir deste público, desenvolva uma campanha para quem já visitou seu empreendimento, estimulando o retorno, e outra para os amigos deles, estimulando que conheçam o local que o amigo já visitou.

Então, com estas rápidas dicas, o que você precisa para iniciar?

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

06 de Setembro de 2024

Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)

SAIBA MAIS

 

04 de Setembro de 2024

Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: