Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Turismo

Tendência

Turismo de bem-estar: oportunidades para pequenas empresas

atualizado em: 11/10/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Viagens de bem-estar estão se expandindo 50% mais rapidamente do que a indústria global de turismo

As viagens de bem-estar estão se expandindo 50% mais rapidamente do que a indústria global de turismo, segundo a Global Wellness Summit. O nicho de turismo de bem-estar abrange 15% do segmento mundial, perdendo apenas para o turismo cultural. Os viajantes que buscam relaxamento mental e físico fazem 586 milhões de viagens por ano.

No Brasil o mercado de turismo de bem-estar ainda é muito pouco explorado. Segundo o Virtuoso Luxe Report – rede internacional de agências especializada em viagens de luxo que faz uma pesquisa anual sobre turismo —, os aspectos de bem-estar mais procurados são os de diferentes tipos de massagens, gastronomia saudável, aulas fitness, beleza ambiental e atividades esportivas.

Oportunidades para pequenos negócios em turismo de bem-estar:

  • A alimentação saudável é uma das mais procuradas, pois cada vez mais as pessoas se preocupam em alimentar não somente o corpo, mas também a mente. Diferentes estilos de culinária são uma experiência gastronômica muito apreciada por esse tipo de viajante, que quer ir além de um lindo cartão postal.
  • Preocupados com sua aparência e disposição, esse turista também busca especialistas em nutrição. É uma oportunidade oferecer os programas de bem-estar e de beleza aos hóspedes.
  • Exercitar-se sempre, além da dieta saudável. Há um movimento mundial de caminhadas ou corridas em locais naturais com trilhas ou em pontos turísticos. Outra paixão dos adeptos da boa saúde mental e física são as salas de ginástica equipadas, que contam com um profissional fitness e aulas de ioga, meditação, hidroginástica, capoeira, pilates, dentre outras. Muitos trocam os traslados ou carros alugados por bicicletas, disponibilizadas pelos hotéis.
  • As águas termais possuem muito potencial no Brasil. Além dos benefícios já comprovados na área da saúde, se combinadas com os parques temáticos viram sinônimo de diversão para famílias.

A Abratus (Associação Brasileira do Turismo de Saúde) possui algumas iniciativas para apoiar e aproveitar melhor o potencial desse nicho, como desenvolvimento de destinos e certificação de parceiros (spas, clínicas, etc.). É importante conectar essa cadeia produtiva, unindo destinos, empresas e profissionais do setor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

14 de Novembro de 2019

Vinte e sete empresas participam da Estação Moda RS na Feira Zero Grau, em Gramado

SAIBA MAIS

 

14 de Novembro de 2019

Startup Day reunirá cases bilionários em Porto Alegre

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 15:53

Semana Global do Empreendedorismo ocorre de 18 a 24 de novembro

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: