Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEI Credito CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Turismo

Tendência

Turismo de bem-estar: oportunidades para pequenas empresas

atualizado em: 11/10/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Viagens de bem-estar estão se expandindo 50% mais rapidamente do que a indústria global de turismo

As viagens de bem-estar estão se expandindo 50% mais rapidamente do que a indústria global de turismo, segundo a Global Wellness Summit. O nicho de turismo de bem-estar abrange 15% do segmento mundial, perdendo apenas para o turismo cultural. Os viajantes que buscam relaxamento mental e físico fazem 586 milhões de viagens por ano.

No Brasil o mercado de turismo de bem-estar ainda é muito pouco explorado. Segundo o Virtuoso Luxe Report – rede internacional de agências especializada em viagens de luxo que faz uma pesquisa anual sobre turismo —, os aspectos de bem-estar mais procurados são os de diferentes tipos de massagens, gastronomia saudável, aulas fitness, beleza ambiental e atividades esportivas.

Oportunidades para pequenos negócios em turismo de bem-estar:

  • A alimentação saudável é uma das mais procuradas, pois cada vez mais as pessoas se preocupam em alimentar não somente o corpo, mas também a mente. Diferentes estilos de culinária são uma experiência gastronômica muito apreciada por esse tipo de viajante, que quer ir além de um lindo cartão postal.
  • Preocupados com sua aparência e disposição, esse turista também busca especialistas em nutrição. É uma oportunidade oferecer os programas de bem-estar e de beleza aos hóspedes.
  • Exercitar-se sempre, além da dieta saudável. Há um movimento mundial de caminhadas ou corridas em locais naturais com trilhas ou em pontos turísticos. Outra paixão dos adeptos da boa saúde mental e física são as salas de ginástica equipadas, que contam com um profissional fitness e aulas de ioga, meditação, hidroginástica, capoeira, pilates, dentre outras. Muitos trocam os traslados ou carros alugados por bicicletas, disponibilizadas pelos hotéis.
  • As águas termais possuem muito potencial no Brasil. Além dos benefícios já comprovados na área da saúde, se combinadas com os parques temáticos viram sinônimo de diversão para famílias.

A Abratus (Associação Brasileira do Turismo de Saúde) possui algumas iniciativas para apoiar e aproveitar melhor o potencial desse nicho, como desenvolvimento de destinos e certificação de parceiros (spas, clínicas, etc.). É importante conectar essa cadeia produtiva, unindo destinos, empresas e profissionais do setor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Novembro de 2019

Black Week Sebrae RS: 30% de desconto em consultorias

SAIBA MAIS

 

19 de Novembro de 2019

3º Salão de Franquias é oportunidade de bons negócios

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/11/2019 17:38

Sebrae RS promove Startup Day em Porto Alegre

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 16:53

Caxias do Sul recebe seminário Junta Digital do Sebrae-RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: