Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei Credito CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Vitivinicultura

Enoturismo

Campanha Gaúcha: a nova rota da vitivinicultura gaúcha

21/02/17
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Passeios a cavalo, churrasco harmonizado com vinho, visitas a sítios históricos e comercialização de produtos típicos da região são apenas algumas das possibilidades a serem exploradas.

A expansão da vitivinicultura gaúcha para a Região da Campanha traz não apenas novos aromas, cores e sabores para o vinho, mas também abre caminhos para experiências turísticas ainda pouco exploradas no Rio Grande do Sul.

Em parceria com a Associação Vinhos da Campanha, que reúne 15 vinícolas, o SEBRAE RS está fazendo um mapeamento das iniciativas de enoturismo na região. A ideia é que, na esteira do reconhecimento da identificação geográfica Vinhos da Campanha, esperada para este ano, o potencial turístico da Metade Sul possa ser melhor explorado.

Algumas vinícolas da região, que possui aproximadamente 1.000 hectares de uvas plantadas, já exploram o enoturismo. Mas não existe uma rota estruturada, e as ações coordenadas ainda estão em fase de planejamento, mesmo que as distâncias entre um empreendimento e outro sejam um desafio a se enfrentar.

A Guatambu Estância do Vinho é uma das referências na região. Em Dom Pedrito, oferece visitas guiadas, mediante agendamento, e promove churrascos na parrilla harmonizados com vinhos da vinícola. Sediada em uma fazenda tradicional por sua produção pecuária e arrozeira, a vinícola é um dos símbolos de como a uva pode se agregar a um ambiente de produção tradicional e à cultura gaúcha.

111_agro_vitivinicultura_campanhagaucha_840x415

René Moura, presidente da Associação, acredita além do churrasco que é típico da Campanha, existam outros aspectos que possam ser mais explorados ainda, como a cultura do gaúcho do Pampa e os próprios aspectos históricos de uma região que foi palco de batalhas históricas, durante a Revolução Farroupilha.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

13 de Agosto de 2018

Produtores de orgânicos do RS prospectam mercado em Brasília

SAIBA MAIS

 

13 de Agosto de 2018

Mercopar é divulgada em Panambi e Bento Gonçalves

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 10/08/2018 16:33

Sebrae leva opções de crédito a Soledade, Ibirubá e Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 09/08/2018 17:07

Pais empreendedores contam suas experiências

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: