Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei CREDITO Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Vitivinicultura

Mercado

RS responde por 90% das uvas para processamento no Brasil

02/05/18
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
O suco 100% pronto para beber apresenta um crescimento médio anual de 25,2% desde 2012; em 2017, registrou alta de 15,91% frente ao ano anterior

O Rio Grande do Sul responde por 90% das uvas utilizadas para processamento no Brasil, sendo que a vitivinultura é dominada pelos micro e pequenos empreendimentos, que representam 90% das empresas do segmento tanto na elaboração de vinhos quanto na de sucos. Único Estado que possui o Cadastro Vitícola e Vinícola, que monitora a produção de uva e de vinho e a comercialização dos derivados da uva, o RS elabora 85% dos vinhos brasileiros e 95% dos sucos de uva, segundo informações oficiais do Governo Federal (Mapa e Conab).

Dentro desse quadro, de acordo com dados fornecidos pelo diretor técnico do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Leocir Bottega, o Cadastro demonstra que em 2017 foram colhidos 753,5 milhões de kg de uvas no RS, sendo:

  • Uvas Vitis viniferas: 77,9 milhões de kg (10,3%)
  • Uvas americanas e híbridas: 675,4 milhões de kg (89,7%)

As viníferas são utilizadas para a produção de vinhos tranquilos, enquanto as americanas e híbridas são utilizadas para vinho de mesa e sucos.

Quanto ao destino das uvas para processamento:

  • Vinhos e derivados: 50,9%
  • Sucos e derivados: 49,1%

Com relação à produção:

  • Vinhos e derivados: 304.015.235 de litros
  • Sucos e derivados: 181.428.557 de litros

O grande movimento do setor está ligado à produção de suco. De acordo com Bottega, na última década se observou uma forte migração da utilização das uvas de mesa para a elaboração desse produto, impulsionada pela demanda crescente, em especial o suco 100% pronto para beber, que apresenta um crescimento médio anual de 25,2% desde 2012. Em 2017, a categoria registrou alta de 15,91% frente ao ano anterior. Para ele, isso se deve à preferência do sabor uva pelo consumidor brasileiro, à busca por produtos com apelo à saúde e também em parte devido à baixa concorrência com produtos importados.

Mas não só: no caso dos vinhos finos, também se observou a implantação de novos parreirais orientados por variedades de maior apelo comercial e a destinação de uvas brancas e até de algumas tintas para a elaboração de espumantes em vez de vinhos tranquilos, em função do reconhecimento da qualidade e da maior competitividade do produto brasileiro nessa categoria.

Outro ponto de destaque está nos espumantes brasileiros, que também tradicionalmente apresentam bom desempenho comercial em função do reconhecimento da qualidade do produto e da relação custo-benefício na concorrência com os importados. No ano passado, a categoria cresceu 3,22%, mas o segmento de espumantes moscatéis, de paladar adocicado, ampliou as vendas em 22,75%. Na análise de Bottega, esse produto é considerado a porta de entrada do mundo do vinho, por ser “fácil” de beber e de seu custo mais acessível.

A partir desses resultados positivos, o Ibravin vem trabalhando para tornar a vitivinicultura brasileira cada vez mais competitiva, buscando colocar em prática o Programa de Modernização da Vitivinicultura (Modervitis), que possibilitará maior acesso à tecnologia; apoiando o fomento à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater); e promovendo o Programa Alimentos Seguros (PAS) – Uva Para Processamento.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Novembro de 2018

Produtores recebem certificados pela adoção de Boas Práticas Agropecuárias

SAIBA MAIS

 

19 de Novembro de 2018

Semana de Crédito e Finanças tem programação intensa no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:25

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor encerra etapa regional na capital

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:20

São Francisco de Assis recebe Rodada Regional para produção local

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: