Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Mei Credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Vitivinicultura

Vinhos brasileiros

Setor vitivinícola enfrenta desafios no Brasil e no exterior

atualizado em: 17/01/17
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Apesar das dificuldades comportamentais, o vinho brasileiro vem aumentando sua participação no consumo.

O plantio da uva e a produção de vinhos no Estado vem se consolidando a passos largos no mercado brasileiro. Não é à toa: somente a serra gaúcha é responsável por 85% da produção de vinhos no Brasil. Apesar da liderança, os desafios estão em melhorar a qualidade do produto, consolidá-lo no paladar do consumidor brasileiro, além de divulgar a bebida no mundo.

O estudo de mercado brasileiro de vinhos, promovido pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), verificou que a alta carga de impostos, atrelada à falta de incentivos à comercialização do vinho, é um dos desafios a se enfrentar no mercado brasileiro. O comportamento do consumidor brasileiro também possui suas particularidades que desafiam o mercado. Muitos substituem a bebida feita de uva pela cerveja por causa do preço ou quando não encontram uma garrafa de seu agrado. Alguns brasileiros também acreditam que o vinho deve ser bebido apenas em determinadas estações ou em momentos especiais. Para alavancar o setor, é necessário disseminar informações que ajudem a vencer essas barreiras.

25_1214_gagro_vitivinicultura_desafios_revisado_840x415

Em parceria com o Ibravin, o SEBRAE RS tem atuado tanto para melhorar a qualidade do produto brasileiro quanto para promovê-lo. Na produção, a atuação ocorre por meio do PAS – Uva (Programa Alimentos Seguros – Uva), que já capacitou mais de 250 produtores e vinícolas. Neste programa, por exemplo, são realizados minicursos e consultorias para implementar procedimentos de redução de riscos de contaminação, de forma que se mantenha a qualidade, da matéria-prima ao produto final. Já na área da promoção do vinho brasileiro, o SEBRAE RS é parceiro do programa Qualidade na Taça, que leva informações sobre o produto nacional e sobre o mundo do vinho a bares e restaurantes do país. Ibravin, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) são os outros integrantes desse projeto.

O projeto Wines of Brasil procura divulgar grandes marcas no mercado externo em feiras do ramo. O Projeto Comprador também promove o contato entre vinícolas e compradores estrangeiros. Ações como estas fazem os rótulos dos vinhos brasileiros atravessarem o oceano e chegarem à Europa e à Ásia.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

14 de Novembro de 2019

Sebrae RS e Sicredi assinam convênio para incentivar empreendedorismo

SAIBA MAIS

 

14 de Novembro de 2019

Vinte e sete empresas participam da Estação Moda RS na Feira Zero Grau, em Gramado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 16:53

Caxias do Sul recebe seminário Junta Digital do Sebrae-RS

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 16:48

Sebrae RS terá estande coletivo de moda na feira Zero Grau, em Gramado

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: