Mais buscados: Mei Credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Andre Bordignon
Gerência Setorial do Agronegócio
O plantio da uva e a produção de vinhos no Estado vem se consolidando a passos largos no mercado brasileiro. Não é à toa: somente a serra gaúcha é responsável por 85% da produção de vinhos no Brasil. Apesar da liderança, os desafios estão em melhorar a qualidade do produto, consolidá-lo no paladar do consumidor brasileiro, além de divulgar a bebida no mundo.
O estudo de mercado brasileiro de vinhos, promovido pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), verificou que a alta carga de impostos, atrelada à falta de incentivos à comercialização do vinho, é um dos desafios a se enfrentar no mercado brasileiro. O comportamento do consumidor brasileiro também possui suas particularidades que desafiam o mercado. Muitos substituem a bebida feita de uva pela cerveja por causa do preço ou quando não encontram uma garrafa de seu agrado. Alguns brasileiros também acreditam que o vinho deve ser bebido apenas em determinadas estações ou em momentos especiais. Para alavancar o setor, é necessário disseminar informações que ajudem a vencer essas barreiras.
Em parceria com o Ibravin, o SEBRAE RS tem atuado tanto para melhorar a qualidade do produto brasileiro quanto para promovê-lo. Na produção, a atuação ocorre por meio do PAS – Uva (Programa Alimentos Seguros – Uva), que já capacitou mais de 250 produtores e vinícolas. Neste programa, por exemplo, são realizados minicursos e consultorias para implementar procedimentos de redução de riscos de contaminação, de forma que se mantenha a qualidade, da matéria-prima ao produto final. Já na área da promoção do vinho brasileiro, o SEBRAE RS é parceiro do programa Qualidade na Taça, que leva informações sobre o produto nacional e sobre o mundo do vinho a bares e restaurantes do país. Ibravin, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) são os outros integrantes desse projeto.
O projeto Wines of Brasil procura divulgar grandes marcas no mercado externo em feiras do ramo. O Projeto Comprador também promove o contato entre vinícolas e compradores estrangeiros. Ações como estas fazem os rótulos dos vinhos brasileiros atravessarem o oceano e chegarem à Europa e à Ásia.
Veja Mais
Notícias
19 de Abril de 2024Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais
SAIBA MAIS18 de Abril de 2024
Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
27/02/2024 16:18Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo
29/01/2024 10:00Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.