Mais buscados: mei CREDITO sei BOAS PRATICAS consultoria
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
A preocupação com a identificação dos valores faz com que muitas startups se destaquem no mercado. A ideia que uma startup transmite ao público a torna uma marca forte e conceituada. Dessa forma, nem sempre o sucesso será alcançado somente com a implantação de todos os investimentos disponíveis.
Mesmo porque muitas startups não possuem grandes recursos para investir no fortalecimento da marca. O que as torna especiais são seu propósito, os ideais que elas defendem, sua identidade e a experiência que transmitem aos seus públicos. Todos esses requisitos são transmitidos pelo seu líder principal em conjunto com a equipe.
É fato que parte das grandes empresas sofre com a dificuldade de construir um propósito para suas marcas. Isso ocorre porque em alguns casos não há a preocupação devida em consolidar suas marcas em um documento ou não são descritos seus ideais ou como desejam que a marca seja percebida no mercado. E para o público o que se espera é que a marca tenha uma linha definida, uma identidade forte e, principalmente, proporcione uma experiência diferenciada.
Por exemplo, a startup B.blend, joint venture entre Whirlpool e Ambev, oferece uma máquina caseira que permite preparar bebidas diversas, como chá, café e refrigerantes. O ideal da B.blend é empoderar as pessoas, fazendo com que elas criem e tenham a melhor experiência com bebidas diversas. Para os usuários, a percepção é a de que há uma preocupação pelo que eles pensam.
Outro case de sucesso é a Viva Real, um dos maiores portais imobiliários do País, que se destacou e cresceu por ter criado um canal de contato direto entre vendedores e compradores e por ter disponibilizado um chat para comunicação em tempo real. Seu propósito foi valorizar o mercado imobiliário, e a experiência proporcionada foi facilitar o acesso dos consumidores aos produtos.
Já o app de caronas pagas Cabify, fora todo seu potencial na experiência de uso que torna a marca forte, se destacou oferecendo parcerias e descontos e trabalhando com influenciadores digitais. A união com outras marcas fortifica o aplicativo, e o resultado são diversos comentários positivos que impulsionam para o crescimento.
E, quando as experiências e propósitos têm grandes apelos, alguns dos possíveis resultados são bons investimentos ou até mesmo propostas comerciais irrecusáveis, como é o caso das conhecidas Ben & Jerry’s (sorveteria) e The Body Shop (artigos de higiene pessoal e beleza), que são exemplos de startups que se diferenciaram e acabaram compradas por grandes empresas.
Veja também:
[Vídeo]Políticas de diversidade e o novo jeito de pensar nos grandes negócios – Série Black Sheep ProjectRegistro da palestra de Gabriela Guerra, Diretora-presidente da ThoughtWorks no Brasil, no evento Black Sheep Project, realizado com apoio do SEBRAE dia 25 de novembro de 2016, em Porto Alegre. |
Veja Mais
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.