Mais buscados: mei crédito sei Boas praticas consultoria
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Existe quase uma “crença” de que o mundo das startups é movido por jovens universitários ou recém-saídos da Universidade na faixa dos 20 anos, e que estes talvez estejam entre o maior número de pessoas envolvidas no ecossistema. Mas quando se olham resultados e startups que alcançaram sucesso com escala, faturamento real e entrega, observa-se que seus fundadores em média estão na faixa dos 40 anos, com muita experiência de mercado e que deram muito duro para chegar lá.
Fundar e liderar uma startup é sinônimo de muito trabalho, persistência e entendimento de um problema real aliado a um potencial de mercado trazendo um modelo de negócio inovador. Nada disso tem relação com trabalhar pouco ou com o “glamour” que muitos imaginam.
Um estudo recente realizado nos Estados Unidos pela MIT Sloan School of Management, analisou mais de 2,7 milhões de negócios criados entre 2007 e 2014. Uma das principais constatações é que quanto maior a idade do fundador, mais bem-sucedido é o negócio. A idade média de um empreendedor com pelo menos um funcionário contratado é de 42 anos. Para aqueles que ao final de cinco anos de negócio tinham pelo menos 56 funcionários, a idade média é 43,7 anos. Já para aqueles que conseguiram uma porta de saída, via IPO ou aquisição, a média de idade sobe para 46,7 anos. Ainda segundo o estudo menos de 1% das startups bem-sucedidas tinham fundadores na faixa dos 20 anos. Já a idade média dos fundadores de startups consideradas de sucesso – mais de 904 funcionários em até 5 anos – é de 45 anos.
As informações do estudo também valem para os grandes players do Vale do Silício como Apple, Microsoft e Google, que, por mais que suas startups tenham sido fundadas por jovens na faixa dos 20 e poucos anos, foi só bem mais tarde que esses empreendedores alcançaram de fato o sucesso e ficaram muito ricos.
A pesquisa também ressalta a importância da experiência e aponta que empreendedores que trabalharam na área têm 125% mais chances de sucesso. E isso demonstra que o sucesso vem com o tempo, muito trabalho, experiência, maturidade e bons contatos, reforçando a importância do relacionamento.
Veja também:
[Artigo]Cinco passos para começar uma StartupTudo começa com uma ideia para resolver algum problema ou demanda do mercado, seja qual for o segmento. |
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.