
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Existe quase uma “crença” de que o mundo das startups é movido por jovens universitários ou recém-saídos da Universidade na faixa dos 20 anos, e que estes talvez estejam entre o maior número de pessoas envolvidas no ecossistema. Mas quando se olham resultados e startups que alcançaram sucesso com escala, faturamento real e entrega, observa-se que seus fundadores em média estão na faixa dos 40 anos, com muita experiência de mercado e que deram muito duro para chegar lá.
Fundar e liderar uma startup é sinônimo de muito trabalho, persistência e entendimento de um problema real aliado a um potencial de mercado trazendo um modelo de negócio inovador. Nada disso tem relação com trabalhar pouco ou com o “glamour” que muitos imaginam.

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos pela MIT Sloan School of Management, analisou mais de 2,7 milhões de negócios criados entre 2007 e 2014. Uma das principais constatações é que quanto maior a idade do fundador, mais bem-sucedido é o negócio. A idade média de um empreendedor com pelo menos um funcionário contratado é de 42 anos. Para aqueles que ao final de cinco anos de negócio tinham pelo menos 56 funcionários, a idade média é 43,7 anos. Já para aqueles que conseguiram uma porta de saída, via IPO ou aquisição, a média de idade sobe para 46,7 anos. Ainda segundo o estudo menos de 1% das startups bem-sucedidas tinham fundadores na faixa dos 20 anos. Já a idade média dos fundadores de startups consideradas de sucesso – mais de 904 funcionários em até 5 anos – é de 45 anos.
As informações do estudo também valem para os grandes players do Vale do Silício como Apple, Microsoft e Google, que, por mais que suas startups tenham sido fundadas por jovens na faixa dos 20 e poucos anos, foi só bem mais tarde que esses empreendedores alcançaram de fato o sucesso e ficaram muito ricos.
A pesquisa também ressalta a importância da experiência e aponta que empreendedores que trabalharam na área têm 125% mais chances de sucesso. E isso demonstra que o sucesso vem com o tempo, muito trabalho, experiência, maturidade e bons contatos, reforçando a importância do relacionamento.
Veja também:
![]() |
[Artigo]Cinco passos para começar uma StartupTudo começa com uma ideia para resolver algum problema ou demanda do mercado, seja qual for o segmento. |
Veja Mais
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.