Mais buscados: Mei crEdito SEI boas praticas CONSULTORIA
Roberto Grecellé
Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
A de menino está 28 (R$/kg), a de Ideal está 21 e a de Corriedale, 10”. Assim responde um importante comprador de lã do Estado do Rio Grande do Sul, no findar do mês de outubro, ao ser perguntado sobre o preço da lã bruta que está sendo pago ao produtor.
Não diferente de outras matérias-primas, a lã obedece à lógica do mercado, em um vai e vem das tendências mundiais sinalizadas pela indústria e pelo mercado consumidor.
Isso significa que a lã ovina venceu a batalha com os fios sintéticos? Na verdade, o que houve foi uma solidificação das posições ocupadas pelo fio natural. Recordemos; até os anos 80 a lã figurava soberanamente como a principal fibra têxtil de origem animal. Já no início dos anos 90, como uma alternativa sintética surgem os fios de nylon e outros polímeros químicos artificiais, compostos estes com grande competitividade econômica e produtiva mundo afora. Esse fenômeno culminou com uma grande retração do rebanho mundial de ovinos e consequente desvalorização da lã natural.
Hoje, passados 30 anos do surgimento imperioso dos fios sintéticos, a lã consegue se reposicionar, tomando para si o espaço que seu por excelência: o mercado da qualidade. Da mesma forma, o espaço do fio sintético segue com seu espaço consolidado. O que ocorreu foi um direcionamento mercadológico, onde cada tipo de produto – sintético ou natural – percorre os caminhos e oportunidades de cada tipo de indústria. Tem espaço para ambos.
Sempre na lógica de primeiro olhar o mercado e depois estruturar o sistema produtivo, é possível dizer que o que acontece hoje com mercado da lã é pautado pelo que acontece nas prateleiras do mundo, onde cada vez mais a riqueza dos detalhes, a personificação, as possibilidades da customização e o link com o artesanato e com os produtos de alto valor agregado, representam o grande potencial para esse mercado.
Nessa lógica cabe ao ovinocultor profissional ficar 100% antenado nessas mudanças e em todas as oportunidades que estão surgindo. Afinal, o primeiro elo da cadeia é aquele que garante na base a qualidade do produto lã.
Veja Mais
Gastronomia
De subproduto a item gourmet, as barreiras para popularização da carne ovina
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.