
Mais buscados: mEI Credito Sei Boas Praticas consultoria

Roberto Grecellé
Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Estamos na primavera, passamos pelo período eleitoral. Agora rumamos para o final do ano. O último trimestre do ano é sempre marcado por uma fase de celebrações, encerramentos e fechamento de ciclos. O brasileiro (e de forma ainda mais frequente, o gaúcho) tem por hábito realizar essas celebrações ao redor de uma mesa com generosas porções de carne. Churrasco é família, é amigos, é lazer e muita descontração. Portanto, tem tudo a ver com o verão.
Com o findar da época das baixas temperaturas e de muita umidade (típicas de outono/inverno do Sul do País), inicia-se a época do ano em que o convite é celebrar e ficar ao ar livre. Nossos instintos mais primitivos nos remetem à natureza e aos ambientes externos. Para a grande maioria, programas a céu aberto são um convite tentador para fazer um assado e simplesmente curtir. É nesta época que os churrascos se intensificam.
Churrasco de qualidade
Seja na praia, no campo ou na serra, todos esses momentos pedem carne de qualidade. Muito além da refeição servida, a riqueza da atmosfera desses atos se torna ainda mais nobre se temperada com o “conteúdo” extra dessa carne, sua origem, história produtiva, seus diferenciais.

Dos dois lados, há oportunidades gigantescas de conexões e muito aprendizado. Pelo lado do consumidor é a hora de querer saber mais, perguntar, se informar sobre a história desse produto. Pelo lado do produtor, a oportunidade única de contato com aquele que é o grande regente da cadeia da carne bovina: o consumidor final.
Amigo consumidor, você sabe de onde vem a carne que está consumindo? Amigo produtor, você tem consciência de todos esses momentos e sabe do nível de satisfação com a carne ofertada?
Pergunta recorrente, sempre oportuna, é: “amigo pecuarista, você conhece o final do seu trabalho?”
Uma grande parte dos produtores já está alerta para esse encadeamento e as riquíssimas oportunidades. Eles entendem que todo seu trabalho, empenho e dedicação, passando pelos processos administrativos, econômicos e produtivos, com muito zelo no manejo com os seus rebanhos, é que dá origem a uma carne de alta qualidade.
Dessa forma, fica a mensagem para que o produtor: acompanhe de perto todos os movimentos e lembre-se de que não só aqueles churrascos que acontecem ao seu redor são os mais importantes. Na verdade, o desafio é bem maior. Olhe para o mercado, pesquise, converse com pessoas (preferencialmente com aquelas menos habituais no seu convívio) em busca de novas informações para o seu negócio.
O desafio de todos os envolvidos na cadeia da carne é que cada momento desses seja único. A responsabilidade é a de que cada pedaço de carne que chegue à mesa carregue consigo o melhor da qualidade extraída dos campos do Rio Grande do Sul e do saber fazer da sua gente.
Aproveite, está aberta a temporada de churrascos 2018 / 2019.
Veja Mais
Processo
A cria na pecuária de corte: segurança e estabilidade, desde que haja eficiência
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.