Mais buscados: mEI credito SEI Boas práticas consultoria
Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Em um mercado competitivo e repleto de novidades, é vital que um empreendimento que quer se manter na disputa e expandir o negócio aposte em inovação. Oferecer soluções personalizadas e inovadoras aos clientes é uma das premissas básicas para quem quer aumentar o valor agregado do bem ou serviço ofertado. Como grande parceiro dos micro e pequenos empresários, o Sebrae RS tem o projeto de Economia Criativa, voltado especificamente a esse segmento. A ação se baseia na relação entre criatividade e economia e como essas vertentes podem se combinar para gerar valor e negócios. O grande objetivo é desenvolver, qualificar e ampliar a atuação de empreendimentos criativos no Rio Grande do Sul.
A gestora do projeto, Clair Wingert Puffal, explica que o principal foco é fortalecer a rede criativa, aperfeiçoando os modelos de negócios e gerando maior integração das atividades junto às cadeias de valor. O projeto tem um plano de trabalho que contempla oficinas, workshops, consultorias em gestão e tecnológicas, e acesso ao mercado.
A iniciativa surgiu em março de 2017 e já contempla 33 empresas de diversos ramos de atuação. De acordo com Clair, a quantidade de ferramentas disponíveis auxilia o empreendedor no entendimento deste novo paradigma econômico que é a economia criativa e colaborativa.
As oficinas também são extremamente importantes, uma vez que propiciam o alinhamento dos propósitos do empreendedor, planejamento financeiro e a percepção do valor da inovação dos seus negócios.
Os empresários que participam também encontram boas oportunidades para aperfeiçoar a gestão e o acesso ao mercado, pois ganham acesso a consultorias com profissionais especializados nas diversas áreas administrativas, como modelagem e plano de negócios e planejamento financeiro, além de participarem de feiras e missões empresariais.
Alma Objetos Cerâmicos
A empresária Marina Carvalho foi uma das empreendedoras a desfrutar das ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae para aperfeiçoar a gestão de negócio através do projeto de economia criativa.
Dona de um estúdio de design e produção de louças para restaurantes, único no Estado com esse foco, ela avalia a experiência como exitosa para o crescimento do negócio. “Conheci muitas empresas interessantes e pude fazer parcerias. Aprendemos sobre finanças, planejamento e comércio. Todo o aprendizado foi válido para estruturar os pilares da minha empresa. A Alma Objetos Cerâmicos sai de 2018 muito mais robusta por causa do Sebrae”, festeja a empreendedora.
Veja Mais
Tendência
A percepção de impacto socioambiental modifica as formas de fazer negócio
Ambientes corporativos
A colaboração como estratégia para a criatividade e a inovação
Notícias
21 de Novembro de 2024Mais de 35 empresas participam da sessão de negócios realizada pelo Sebrae durante a Frinape
SAIBA MAIS18 de Novembro de 2024
Porto Alegre terá a maior aula inspiradora para mais de dez mil estudantes da rede pública
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.