Mais buscados: mEI CREDITO Sei boas praticas consultoria
Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Tão importante quanto estar atento às exigências do mercado é compreender as mudanças de padrão que aos poucos vão ocorrendo no gosto dos consumidores. Assim, para produzir um móvel conectado com o seu público e que possa se diferenciar em relação aos demais, são necessárias algumas reflexões sobre macrotendências, comportamento, consumo, produção, design, ocupação de espaços, sustentabilidade, enfim, informações necessárias para orientar os rumos e decisões estratégicas dos negócios. Entre as principais tendências do setor, destacam-se:
Small Houses
A população do Brasil é predominantemente urbana. Em 2015, 85,4% da população vivia em áreas urbanas, já em 2030 aproximadamente 87,9% da população viverá em áreas urbanas.
A oferta por terrenos urbanos está ficando escassa, e os imóveis estão supervalorizados pela temida especulação imobiliária. Aliado a este cenário, o número de pessoas que compõem uma família está diminuindo, casais sem filhos ou com no máximo dois, idosos e solteiros morando sozinhos, alterando a necessidade de grandes espaços.
As construtoras passam a priorizar unidades menores, reduzindo despesas com as obras e maximizando os lucros. Em São Paulo os apartamentos diminuíram 28% nos últimos cinco anos, e o tamanho médio de um apartamento passou de 127 m² para 81 m² em dez anos. E isso se repete em diversas outras cidades do País.
Móveis multipropósitos
Residências com metragens menores do que estávamos acostumados não implicam, necessariamente, em menos conforto. A falta de espaço pode e deve ser compensada com a disposição de móveis funcionais e aconchegantes.
Os móveis multipropósitos trazem soluções agregadas, permitindo sua utilização em diversas situações, com o diferencial da praticidade e com a organização inteligente dos espaços.
Design para pessoas
Design com foco no ser humano, desde o primeiro contato até o descarte. Quando falamos em design para pessoas estamos agregando resultados funcionais e práticos, ou seja, queremos agregar valor na vida das pessoas respondendo às suas necessidades.
Uma empresa que aplica uma abordagem centrada no usuário está enraizada no profundo conhecimento de suas necessidades e objetivos como ser humano. Entramos em um momento onde o engajamento autêntico é o aspecto mais importante de uma ideia de negócio, tornando o cliente um parceiro no processo.
Tecnologia como experiência
A qualidade e o preço dos produtos influenciam a decisão de compra, porém, os consumidores buscam cada vez mais participar ativamente da criação. Cabe às empresas entender o que o cliente busca, as razões emocionais que o farão decidir em detrimento de outra, mas sem renunciar à humanização do atendimento.
A tecnologia pode auxiliar a elevar a experiência nos pontos de contato do cliente com a marca ou produtos. Um exemplo é a mineração de dados pré-existentes, direcionando a oferta de produtos ou serviços específicos e alinhados com os desejos do consumidor. Ou ainda o uso de ferramentas como realidade aumentada para auxiliar o trabalho de arquitetos, designers, indústrias, marcenarias e lojistas, capaz de despertar emoções através da interação do mundo virtual com o físico, tornando o cliente parte do processo.
Upcycling
A população global está crescendo constantemente, e o suprimento de recursos está diminuindo. Diante deste cenário, o tema upcycling, que consiste na reutilização de produtos que acabariam sendo descartados, está ganhando proporção em novos modelos de produção. Esse movimento traz à tona a necessidade de personalização dos produtos, com objetos únicos e exclusivos para cada cliente.
Veja Mais
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.