Mais buscados: Mei CRÉDITO sei Boas Praticas consultoria
Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS
A internet mudou o comportamento do consumidor, não há dúvidas. Conforme a teoria de Nassim Nicholas Taleb, ele chama de “cisnes negros” os grandes acontecimentos e/ou mudanças não lineares que trazem consequências e influenciam no contexto histórico de forma coletiva. Foi exatamente isso que a internet causou ao criar o consumidor digital.
Se antes o consumidor deslocava-se até uma loja física para conferir promoções, conhecer um produto e decidir pela compra, hoje ele resolve tudo de forma rápida, online, sem burocracias ou filas e ainda recebe o produto em horário pré-agendado em sua residência, trabalho ou onde preferir. O mundo digital realmente mudou o comportamento do consumidor, e as empresas precisam se adaptar e se atualizar diante desse novo cenário.
Pensando em diferenciação nos canais de venda, a batalha entre varejistas físicos e comércio eletrônico transformou-se em um casamento de conveniência, uma vez que ambos desempenham um papel no desenvolvimento do varejo omnichannel. Os consumidores estão mais informados e com isso, novas formas de consumo estão emergindo, desafiando modelos comerciais estabelecidos.
Pesquisa realizada pelo IEMI – Inteligência de Mercado retrata o crescimento no número de consumidores que incorporaram a internet como um de seus canais de compra de móveis. Mais de 63% dos consumidores brasileiros fazem algum tipo de pesquisa na internet antes de adquirir um móvel novo. O índice de pesquisa pela internet aumenta nos consumidores mais jovens, de 25 a 34 anos, chegando a 68%, e nas classes de maior poder de compra, A, com 67,9% e B com 65,9%.
Considerando os consumidores que realizaram pesquisas na internet sobre o móvel, quase 70% deles afirmaram ter visitado uma loja física para conhecer o móvel antes de realizar a compra. Isso fortalece o relacionamento com o cliente e intensifica a necessidade de compreender os anseios do consumidor, sejam eles técnicos, afetivos ou financeiros em relação ao móvel.
Engajar o consumidor digital
As empresas precisam encontrar esse consumidor digital e engajá-lo com eficiência, entendendo a esse novo posicionamento e necessidades refletidos nos seus espaços de vivência.
Além do preço justo, o consumidor digital busca por experiência, crescendo a exigência por serviços oferecidos, tais como assessoria na realização do projeto, atendimento rápido, eficiente, personalizado, entrega e montagem em domicílio. É preciso estar preparado para oferecer uma boa experiência para ele em qualquer um dos diferentes pontos de contato com a marca.
Veja Mais
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.